{"id":1024,"date":"2022-09-22T12:12:03","date_gmt":"2022-09-22T15:12:03","guid":{"rendered":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/?p=1024"},"modified":"2022-09-22T12:14:13","modified_gmt":"2022-09-22T15:14:13","slug":"como-o-lowsumerism-interfere-no-posicionamento-das-marcas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/como-o-lowsumerism-interfere-no-posicionamento-das-marcas\/","title":{"rendered":"Como o lowsumerism interfere no posicionamento das marcas?"},"content":{"rendered":"

Confira no post de hoje como a mudan\u00e7a de comportamentos do consumidor, acelerada pela pandemia, reflete na forma como as empresas se comunicam com seu p\u00fablico e steakholders<\/h2>\n\n\n

O que o diferenciou o novo Coronav\u00edrus de outros v\u00edrus \u00e9 que al\u00e9m de acometer a sa\u00fade das pessoas, ele atacou a estrutura de base da sociedade. Al\u00e9m de colapsar o sistema de sa\u00fade, s\u00e3o incont\u00e1veis os preju\u00edzos humanos, sociais e econ\u00f4micos em decorr\u00eancia da doen\u00e7a que colocou o mundo inteiro em estado de alerta. Nada mais \u00e9 como antes da Covid-19. A pandemia acendeu preocupa\u00e7\u00f5es em torno das rela\u00e7\u00f5es sociais, do mercado de trabalho e at\u00e9 do segmento de entretenimento. <\/p>\n\n\n\n

O Coronav\u00edrus moldou novos consumidores, que tendem a deixar de lado a compra por compuls\u00e3o, ou seja: o modismo n\u00e3o vai mais ditar as regras. A nova tend\u00eancia do mercado \u00e9 o lowsumerism<\/strong>. A tradu\u00e7\u00e3o literal do termo em ingl\u00eas explica o conceito: low + consumerismo, baixo consumo, ou seja, consumo equilibrado. <\/p>\n\n\n\n

E como deve funcionar o lowsumerism<\/strong>? Na pr\u00e1tica isso significa que o a cole\u00e7\u00e3o de sapatos e bolsas, a aquisi\u00e7\u00e3o de cosm\u00e9ticos e itens de maquiagem em larga escala, por exemplo, n\u00e3o ser\u00e3o mais prioridade na lista de compras das mulheres. Afinal, o tempo que passaram de pijama trabalhando em home office, al\u00e9m do medo de perder o emprego e de outras crises existenciais que surgiram diante do cen\u00e1rio de incertezas provocado pela pandemia, refletiu na mudan\u00e7a de valores das pessoas no mundo todo. <\/p>\n\n\n\n

A ideia da economia compartilhada e da ascens\u00e3o de empresas como Ifood, Uber e Airbnb, j\u00e1 estavam sendo cimentadas na nova mente dos consumidores e a pandemia acelerou todo esse processo. A pausa obrigat\u00f3ria sinalizada pelo Coronav\u00edrus e a necessidade de tirar os p\u00e9s do acelerador para economizar para o dia de amanh\u00e3 \u2013 j\u00e1 que o desemprego e a fal\u00eancia dos empreendimentos se tornaram um fantasma – foi um gatilho para a reflex\u00e3o sobre o consumo desmedido. <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 como se a sociedade aderisse a um pacto silencioso sobre pensar duas vezes antes de sair passando o cart\u00e3o de cr\u00e9dito por a\u00ed: ser\u00e1 que o aparelho de celular de \u00faltima gera\u00e7\u00e3o, aquele modelo de carro ou o sapato de determinada marca realmente asseguram a minha felicidade? Ser\u00e1 que o meu tempo n\u00e3o \u00e9 o principal artigo de luxo que devo almejar?<\/p>\n\n\n\n

Todas essas reflex\u00f5es n\u00e3o s\u00e3o novas e j\u00e1 norteavam uma parcela da popula\u00e7\u00e3o: os Millenials (gera\u00e7\u00e3o Y), que est\u00e3o na faixa dos 20 aos 25 anos e que representam uma grande fatia no mercado de consumo. Conhecidos como \u201csmart consumers\u201d (consumidores inteligentes, na tradu\u00e7\u00e3o literal). Al\u00e9m de pesquisarem o pre\u00e7o, serem conectados e preferirem adquirir produtos pela internet, o consumo est\u00e1 intimamente ligado ao prop\u00f3sito. Portanto, apesar de analisarem o pre\u00e7o, preferem ser clientes de marcas que estejam alinhadas aos seus valores. Mais uma informa\u00e7\u00e3o importante: os millenials valorizam mais a experi\u00eancia que o consumo. <\/p>\n\n\n\n

A gera\u00e7\u00e3o seguinte, os Zoomers (gera\u00e7\u00e3o Z), est\u00e1 situada na faixa entre os 10 e 25 anos. Tamb\u00e9m conhecida como os nativos digitais, sequer conhecem a vers\u00e3o do mundo sem a internet.  No Brasil, esses consumidores totalizam 20% da popula\u00e7\u00e3o e, para eles, o ato de consumir \u00e9 uma forma de expressar sua identidade, valorizam a personaliza\u00e7\u00e3o e evitam r\u00f3tulos. Por isso, apresentam uma rela\u00e7\u00e3o ainda mais cr\u00edtica e consciente com as empresas e marcas, em compara\u00e7\u00e3o com a gera\u00e7\u00e3o Y. Por serem conectados desde a primeira inf\u00e2ncia, participam ativamente das redes sociais e s\u00e3o produtores e compartilhadores de conte\u00fado. <\/p>\n\n\n\n

Vale lembrar ainda que, os jovens, est\u00e3o sempre no topo da pir\u00e2mide da influ\u00eancia. S\u00e3o eles que incorporam novas linguagens, h\u00e1bitos e comportamentos, al\u00e9m de exercer grande influ\u00eancia, tanto sobre os mais novos, quanto sobre os mais velhos. E os Zoomers s\u00e3o vistos como a gera\u00e7\u00e3o mais tolerante que j\u00e1 existiu. S\u00e3o favor\u00e1veis \u00e0 legaliza\u00e7\u00e3o do casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo. <\/p>\n\n\n\n

Se antes o impacto ambiental era um fator decisivo antes mesmo de pensar em comprar, a Covid-19 despertou uma nova percep\u00e7\u00e3o, em toda a sociedade, que caminha na mesma dire\u00e7\u00e3o escolhida pelos adeptos do consumo consciente: \u00e9 poss\u00edvel viver bem, muito bem, com menos, bem menos. Por isso, esse movimento do lowsumerism <\/strong>deve crescer a passos largos. E o mantra dos novos consumidores poder\u00e1 ser o dito popular que j\u00e1 estamos ouvindo h\u00e1 algum tempo: \u201cmenos \u00e9 mais\u201d. <\/p>\n\n\n\n

O autoconhecimento e os novos h\u00e1bitos de consumo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A pandemia <\/strong>deixou muitos ensinamentos e um deles \u00e9 a valoriza\u00e7\u00e3o das pequenas coisas do nosso cotidiano. Estamos aprendendo a apreciar a simplicidade: a conversa fiada com os amigos vale mais que o t\u00eanis caro. N\u00e3o s\u00e3o as mercadorias, mas as pessoas que queremos ter por perto. Tivemos a chance de experimentar os encontros virtuais e vimos que a tecnologia agrega valor, mas n\u00e3o substitui um abra\u00e7o. Todo esse aprendizado nos leva a buscar coisas na vida que nos d\u00e3o prazer e, neste cen\u00e1rio, naquilo que convencionamos chamar de \u201cnovo normal\u201d, as rela\u00e7\u00f5es valem mais que o status. <\/p>\n\n\n\n

Tudo isso interfere na nossa sa\u00fade f\u00edsica e mental. As duas, ali\u00e1s, est\u00e3o conjugadas: \u201ccorpo s\u00e3o, mente s\u00e3\u201d, como diz o prov\u00e9rbio indiano. Nas palavras da Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil, a \u201cimunidade depende do nosso estado de tranquilidade\u201d. <\/p>\n\n\n\n

E o embarque nessa busca \u00e9 o ponto de partida para a mudan\u00e7a do comportamento do consumidor. Algumas perguntas j\u00e1 s\u00e3o autom\u00e1ticas e inconscientes, frutos da transforma\u00e7\u00e3o interna, que \u00e9 um dos legados do Coronav\u00edrus:<\/p>\n\n\n\n

  1. Realmente preciso disso ou estou sendo persuadida pela propaganda? <\/li>
  2. Quero comprar para me sentir inclu\u00eddo ou afirmar minha personalidade ou, por que, de fato preciso?<\/li>
  3. Vale a pena trabalhar tanto para pagar por isso?<\/li>
  4.  Conhe\u00e7o a origem desse produto e para onde ele vai depois que o descarto?<\/li>
  5. Qual \u00e9 o impacto que esse produto causa no meio ambiente?<\/li><\/ol>\n\n\n\n

    Al\u00e9m dos questionamentos, a nova consci\u00eancia estimula outras atitudes como encontrar alternativas de menos impacto ambiental: customizar, trocar, consertar. E, nesse sentido, como devem se comportar as marcas para continuar atraindo os olhares e se fazerem necess\u00e1rias para a vida dos consumidores?  E se o lowsumerism prop\u00f5e uma reflex\u00e3o antes de comprar, o que fazer para convencer e fidelizar os clientes?<\/p>\n\n\n\n

    Humaniza\u00e7\u00e3o, ess\u00eancia e verdade: o novo atributo das marcas <\/strong><\/p>\n\n\n\n

    A humaniza\u00e7\u00e3o no processo de comunica\u00e7\u00e3o j\u00e1 vinha sendo a principal estrat\u00e9gia para engajar os clientes. Esse \u00e9 o caminho para se conectar com seu p\u00fablico alvo. Os empreendedores e as ag\u00eancias de produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fado precisam ir al\u00e9m.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

    Colocar depoimentos de clientes e representantes de uma marca na linha de frente nos canais de divulga\u00e7\u00e3o e criar seus pr\u00f3prios influencers para conversar com a clientela \u00e9 uma ferramenta para conquistar os consumidores, mas n\u00e3o \u00e9 suficiente.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

    Todos esfor\u00e7os do marketing de empatia e do marketing de relacionamento n\u00e3o ser\u00e3o convincentes se n\u00e3o refletirem, na pr\u00e1tica, o relacionamento que cultivam com todos os seus p\u00fablicos: colaboradores, stakeholders<\/em>, fornecedores, parceiros, comunidade, entre outros. <\/p>\n\n\n\n

    Ou seja, todos os discursos nos canais on e offline devem representar a verdade, a ess\u00eancia de uma marca. Toda a comunica\u00e7\u00e3o precisa estar alinhada com o dia a dia, com a \u201clinha de produ\u00e7\u00e3o\u201d de uma empresa. <\/p>\n\n\n\n

    Al\u00e9m disso, com o surgimento das redes sociais, as quest\u00f5es internas de uma empresa e toda a sua rede de relacionamentos perderam a privacidade. N\u00e3o adianta colocar uma foto exuberante de um Hotel no site se, na p\u00e1gina do Reclame Aqui, os h\u00f3spedes estiverem reclamando da infraestrutura do estabelecimento, apenas para dar um exemplo. As a\u00e7\u00f5es de propaganda n\u00e3o conseguem mais \u201cmaquiar\u201d a realidade. <\/p>\n\n\n\n

    Na era da Comunica\u00e7\u00e3o 360 Graus, a li\u00e7\u00e3o que fica \u00e9 que todos os conte\u00fados devem estar integrados nos variados canais de intera\u00e7\u00e3o com o p\u00fablico. E a prova social, que \u00e9 o depoimento do cliente, pode ser um fator decisivo na hora da compra.<\/p>\n\n\n\n

    A confian\u00e7a \u00e9 a nova moeda de troca entre marcas e consumidores. Cada vez mais, o p\u00fablico valoriza e seguran\u00e7a de uma empresa antes de estabelecer uma rela\u00e7\u00e3o comercial com ela. Da\u00ed a import\u00e2ncia de fazer, primeiro, o b\u00e1sico: ouvir o consumidor e entender suas inten\u00e7\u00f5es e intera\u00e7\u00f5es atrav\u00e9s dos diversos canais de comunica\u00e7\u00e3o. O pr\u00f3ximo passo \u00e9 criar estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o capazes de construir uma jornada conectada e cont\u00ednua, embasada na empatia e confian\u00e7a. A experi\u00eancia do consumidor \u00e9 um valor agregado absoluto e \u00e9 o diferencial competitivo de uma marca. <\/p>\n\n\n\n

    Tudo isso faz sentido para voc\u00ea?<\/p>\n\n\n\n

    Deixe aqui nos coment\u00e1rios sua opini\u00e3o sobre a influ\u00eancia do lowsumerism na comunica\u00e7\u00e3o das marcas. <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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