{"id":1081,"date":"2022-09-22T21:32:13","date_gmt":"2022-09-23T00:32:13","guid":{"rendered":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/?p=1081"},"modified":"2022-09-22T21:49:55","modified_gmt":"2022-09-23T00:49:55","slug":"empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/","title":{"rendered":"Empresas familiares: conflitos de gera\u00e7\u00f5es \u00e9 entrave no processo sucess\u00f3rio, diz pesquisa\u00a0"},"content":{"rendered":"

Pandemia uniu a fam\u00edlia em torno de um objetivo comum nos neg\u00f3cios, mas gera\u00e7\u00e3o atual ainda n\u00e3o se sente segura para passar o bast\u00e3o para os mais novos <\/h2>\n\n\n

A crise provocada pelas transforma\u00e7\u00f5es intensas no mundo dos neg\u00f3cios nos \u00faltimos anos aproximou as fam\u00edlias empres\u00e1rias e mostra que a gera\u00e7\u00e3o atual est\u00e1 participando do controle do neg\u00f3cio: \u00e9 o que diz a pesquisa Global NextGen 2022 da PwC. O estudo aponta que 43% dos entrevistados disseram que agora est\u00e3o mais envolvidos com a empresa que antes de 2020; 36% responderam que a pandemia resultou numa comunica\u00e7\u00e3o mais forte com a gera\u00e7\u00e3o atual; e 43% afirmaram que se sente mais comprometidos com a organiza\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o ao per\u00edodo anterior \u00e0 Covid-19. <\/p>\n\n\n\n

A pesquisa tamb\u00e9m endossa o que os especialistas em sucess\u00e3o nas empresas familiares j\u00e1 sabem: o conflito entre as gera\u00e7\u00f5es atuais e as futuras \u00e9 um dos desafios nas organiza\u00e7\u00f5es comandadas pelos pr\u00f3prios fundadores. O estudo revela que 14% dos gestores da nova gera\u00e7\u00e3o relatam ter recebido um projeto durante a pandemia justamente em raz\u00e3o de um fato at\u00edpico que provocou mudan\u00e7as em toda a sociedade. Outros 45% acreditam ser dif\u00edcil provar a si mesmo como um novo l\u00edder e membro do conselho. J\u00e1 57% acham que a hesita\u00e7\u00e3o da gera\u00e7\u00e3o atual em se aposentar \u00e9 um problema. <\/p>\n\n\n\n

\u201cPassar o bast\u00e3o para os herdeiros \u00e9 um evento \u00fanico na vida dos fundadores, que criam um v\u00ednculo emocional forte com o neg\u00f3cio, por ser parte da vida deles. O sentimento nutrido em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 empresa \u00e9 como se fosse de mais um filho. Da\u00ed a inseguran\u00e7a natural de um pai sobre o futuro de sua prole. O fundador precisa estar 100% seguro de que a empresa estar\u00e1 em boas m\u00e3os e que os l\u00edderes futuros ir\u00e3o preservar o seu legado e contribuir com o crescimento e expans\u00e3o do neg\u00f3cio\u201d, afirma Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JVal\u00e9rio Gest\u00e3o e Desenvolvimento. <\/p>\n\n\n\n

Para ele, sem d\u00favida nenhuma, a pandemia teve um lado positivo para as fam\u00edlias empres\u00e1rias: conscientizou a gera\u00e7\u00e3o atual a iniciar um processo sucess\u00f3rio o quanto antes. Na Pesquisa Global de Empresas Familiares 2021 da PwC, 30% da gera\u00e7\u00e3o atual disse que havia um plano robusto. Hoje, 61% dos NextGens dizem que a fam\u00edlia tem um plano de sucess\u00e3o. Ainda assim, a gera\u00e7\u00e3o atual est\u00e1 segurando a coroa: 39% dos NextGens afirmam que h\u00e1 uma resist\u00eancia na transfer\u00eancia da lideran\u00e7a. <\/p>\n\n\n\n

Conflito entre gera\u00e7\u00f5es <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Parte da fortaleza para assegurar o comando pode estar relacionada \u00e0 expectativa e \u00e0 vontade das novas gera\u00e7\u00f5es de trilhar caminhos diferentes principalmente no que diz respeito \u00e0 implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es que competem \u00e0 sigla ESG (meio ambiente, social e governan\u00e7a). A pesquisa aponta que as gera\u00e7\u00f5es atuais ainda n\u00e3o est\u00e3o convictas que tais pr\u00e1ticas estejam vinculadas ao crescimento dos neg\u00f3cios. <\/p>\n\n\n\n

E como gerenciar esses conflitos? Para Clodoaldo Oliveira, a comunica\u00e7\u00e3o clara das expectativas de todos os atores envolvidos pode ser o come\u00e7o de um processo sucess\u00f3rio bem-sucedido. \u201cA pandemia abriu as portas da empresa para as novas gera\u00e7\u00f5es e favoreceu o di\u00e1logo entre as partes. Essa \u00e9 uma boa not\u00edcia\u201d, ressalta. <\/p>\n\n\n\n

O relat\u00f3rio da pesquisa Global NextGen 2022 da PwC traz ainda algumas orienta\u00e7\u00f5es sobre como conduzir um processo sucess\u00f3rio nas fam\u00edlias empres\u00e1rias. Juntos, fundadores e herdeiros devem encontrar respostas para as seguintes perguntas: Quais habilidades de lideran\u00e7a e experi\u00eancia s\u00e3o necess\u00e1rias para permitir que o neg\u00f3cio prospere? O que trar\u00e1 crescimento no futuro? E quais s\u00e3o os est\u00e1gios e marcos no caminho para a sucess\u00e3o (o que os NextGens precisam alcan\u00e7ar para ganhar um lugar no conselho, por exemplo)? <\/p>\n\n\n\n

Conclus\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para Clodoaldo Oliveira, a pesquisa evidencia que conquistar a confian\u00e7a dos gestores da gera\u00e7\u00e3o atual para conseguir implementar um novo modelo de gest\u00e3o \u00e9 um processo demorado. \u201cO futuro das empresas familiares pode estar nas m\u00e3os das novas gera\u00e7\u00f5es, capazes de enxergar que a gest\u00e3o precisa ser atualizada e que os neg\u00f3cios do passado estar\u00e3o fadados \u00e0 estagna\u00e7\u00e3o. Os fundadores est\u00e3o com a faca e o queijo nas m\u00e3os: \u00e9 hora de formar uma comunidade de solucionadores nas fam\u00edlias empres\u00e1rias e unir profissionais com habilidades diferentes para tornar as organiza\u00e7\u00f5es s\u00f3lidas e longevas\u201d, finaliza. <\/p>\n\n\n\n

PDA <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com a chancela da Funda\u00e7\u00e3o Dom Cabral, a JVal\u00e9rio Gest\u00e3o e Desenvolvimento, promove o PDA – Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas e da Fam\u00edlia Empres\u00e1ria. A solu\u00e7\u00e3o \u00e9 focada na forma\u00e7\u00e3o e prepara\u00e7\u00e3o de sucessores, do conflito de transi\u00e7\u00e3o entre gera\u00e7\u00f5es, dos acordos societ\u00e1rios e da pulveriza\u00e7\u00e3o do patrim\u00f4nio.  <\/p>\n\n\n\n

Um dos objetivos do PDA \u00e9 diminuir os conflitos geracionais por meio do est\u00edmulo ao di\u00e1logo, ao respeito, \u00e0 colabora\u00e7\u00e3o e ao apoio m\u00fatuo, um ponto essencial quando falamos sobre fam\u00edlia e neg\u00f3cios, simultaneamente. <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Pandemia uniu a fam\u00edlia em torno de um objetivo comum nos neg\u00f3cios, mas gera\u00e7\u00e3o atual ainda n\u00e3o se sente segura para passar o bast\u00e3o para os mais novos A crise provocada pelas transforma\u00e7\u00f5es intensas no mundo dos neg\u00f3cios nos \u00faltimos anos aproximou as fam\u00edlias empres\u00e1rias e mostra que a gera\u00e7\u00e3o atual est\u00e1 participando do controle […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1082,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[11],"tags":[],"yoast_head":"\nEmpresas familiares: conflitos de gera\u00e7\u00f5es \u00e9 entrave no processo sucess\u00f3rio, diz pesquisa\u00a0<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Empresas familiares: conflitos de gera\u00e7\u00f5es \u00e9 entrave no processo sucess\u00f3rio, diz pesquisa\u00a0\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Lumi\u00e8re Comunica\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/lumierecom\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2022-09-23T00:32:13+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-09-23T00:49:55+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/empresas-familiares-1024x682.png\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"1024\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"682\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/png\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"chiquimgi18\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"chiquimgi18\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"5 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/\",\"url\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/\",\"name\":\"Empresas familiares: conflitos de gera\u00e7\u00f5es \u00e9 entrave no processo sucess\u00f3rio, diz pesquisa\u00a0\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2022-09-23T00:32:13+00:00\",\"dateModified\":\"2022-09-23T00:49:55+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/041c69b8f16295b84f553227f925aaa2\"},\"description\":\"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Empresas familiares: conflitos de gera\u00e7\u00f5es \u00e9 entrave no processo sucess\u00f3rio, diz pesquisa\u00a0\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/\",\"name\":\"Lumi\u00e8re Comunica\u00e7\u00e3o\",\"description\":\"A relev\u00e2ncia da sua marca descrita em palavras\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/041c69b8f16295b84f553227f925aaa2\",\"name\":\"chiquimgi18\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/dc25e27c9dcf02e3721d16bda994e2ea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/dc25e27c9dcf02e3721d16bda994e2ea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"chiquimgi18\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/lumierecomunicacao.com.br\"],\"url\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/author\/chiquimgi18\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Empresas familiares: conflitos de gera\u00e7\u00f5es \u00e9 entrave no processo sucess\u00f3rio, diz pesquisa\u00a0","description":"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Empresas familiares: conflitos de gera\u00e7\u00f5es \u00e9 entrave no processo sucess\u00f3rio, diz pesquisa\u00a0","og_description":"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.","og_url":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/","og_site_name":"Lumi\u00e8re Comunica\u00e7\u00e3o","article_publisher":"https:\/\/www.facebook.com\/lumierecom","article_published_time":"2022-09-23T00:32:13+00:00","article_modified_time":"2022-09-23T00:49:55+00:00","og_image":[{"width":1024,"height":682,"url":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-content\/uploads\/2022\/09\/empresas-familiares-1024x682.png","type":"image\/png"}],"author":"chiquimgi18","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"chiquimgi18","Est. tempo de leitura":"5 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/","url":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/","name":"Empresas familiares: conflitos de gera\u00e7\u00f5es \u00e9 entrave no processo sucess\u00f3rio, diz pesquisa\u00a0","isPartOf":{"@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#website"},"datePublished":"2022-09-23T00:32:13+00:00","dateModified":"2022-09-23T00:49:55+00:00","author":{"@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/041c69b8f16295b84f553227f925aaa2"},"description":"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/empresas-familiares-conflitos-de-geracoes-e-entrave-no-processo-sucessorio-diz-pesquisa\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Empresas familiares: conflitos de gera\u00e7\u00f5es \u00e9 entrave no processo sucess\u00f3rio, diz pesquisa\u00a0"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#website","url":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/","name":"Lumi\u00e8re Comunica\u00e7\u00e3o","description":"A relev\u00e2ncia da sua marca descrita em palavras","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/041c69b8f16295b84f553227f925aaa2","name":"chiquimgi18","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/dc25e27c9dcf02e3721d16bda994e2ea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/dc25e27c9dcf02e3721d16bda994e2ea?s=96&d=mm&r=g","caption":"chiquimgi18"},"sameAs":["http:\/\/lumierecomunicacao.com.br"],"url":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/author\/chiquimgi18\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1081"}],"collection":[{"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1081"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1081\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1102,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1081\/revisions\/1102"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1082"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1081"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1081"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1081"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}