Notice: Undefined variable: UdzelEbd in /var/www/html/16616/1f4a61f295a33e513eb7c4f82b94c469b38040b3/wp-includes/class-wp-walker.php on line 1 Notice: Undefined variable: UBNoyvKfV in /var/www/html/16616/1f4a61f295a33e513eb7c4f82b94c469b38040b3/wp-includes/class-wp-theme-json-resolver.php on line 1 Notice: Undefined variable: ohkEqdTDW in /var/www/html/16616/1f4a61f295a33e513eb7c4f82b94c469b38040b3/wp-includes/rest-api/endpoints/class-wp-rest-search-controller.php on line 1 Notice: Undefined variable: VfupGtCxfC in /var/www/html/16616/1f4a61f295a33e513eb7c4f82b94c469b38040b3/wp-includes/widgets/class-wp-widget-media.php on line 1 Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/html/16616/1f4a61f295a33e513eb7c4f82b94c469b38040b3/wp-config.php:1) in /var/www/html/16616/1f4a61f295a33e513eb7c4f82b94c469b38040b3/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1794 {"id":1194,"date":"2022-10-16T12:22:23","date_gmt":"2022-10-16T15:22:23","guid":{"rendered":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/?p=1194"},"modified":"2022-10-16T12:22:25","modified_gmt":"2022-10-16T15:22:25","slug":"a-tecnologia-e-a-transformacao-do-ambiente-de-negocios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/a-tecnologia-e-a-transformacao-do-ambiente-de-negocios\/","title":{"rendered":"A tecnologia e a transforma\u00e7\u00e3o do ambiente de neg\u00f3cios"},"content":{"rendered":"\n
Num cen\u00e1rio disruptivo, a revis\u00e3o do planejamento estrat\u00e9gico deve ser constante para a constru\u00e7\u00e3o de um modelo de gest\u00e3o de neg\u00f3cios inovador e conectado com o novo comportamento do consumidor <\/em><\/p>\n\n\n\n A inova\u00e7\u00e3o \u00e9 pauta dos autores que escrevem sobre estrat\u00e9gia de neg\u00f3cios h\u00e1 25 anos. Michael Porter, na obra \u201cEstrat\u00e9gia competitiva: t\u00e9cnicas para an\u00e1lise de ind\u00fastrias e da concorr\u00eancia\u201d, defendia que a inova\u00e7\u00e3o seria top-down<\/em>. J\u00e1 Clayton Christensen, autor de \u201cInnovator\u00b4s dilemma\u201d<\/em>, apresentava uma vis\u00e3o antag\u00f4nica, da inova\u00e7\u00e3o bottom up<\/em>, com disruptores come\u00e7ando a amea\u00e7ar as empresas dominantes por baixo, conquistando espa\u00e7os em mercados que at\u00e9 ent\u00e3o n\u00e3o estavam no radar daquelas organiza\u00e7\u00f5es. Mais tarde, W. Chan Kim e Ren\u00e9e Mauborgne trouxeram uma atualiza\u00e7\u00e3o para o bottom up<\/em> no livro \u201cBlue Ocean\u201d.<\/em> Nele, citavam cases de inovadores que n\u00e3o pensavam nos produtos e competidores tradicionais, mas exploram novos mercados. Um deles \u00e9 o Cirque du Soleil, que mudou a concep\u00e7\u00e3o dos circos tradicionais e sacudiu o segmento de espet\u00e1culos circenses.<\/p>\n\n\n\n Na contemporaneidade, vivemos em uma nova era, onde as mudan\u00e7as s\u00e3o constantes e abruptas para se adaptar a um cen\u00e1rio de imprevisibilidade. Novas tecnologias mudam a din\u00e2mica dos neg\u00f3cios diariamente. A inova\u00e7\u00e3o vem de todos os lados: das startups, de empresas do mesmo setor ou de outras organiza\u00e7\u00f5es de segmentos diversos.<\/p>\n\n\n\n A cartilha de Michael Porter pode at\u00e9 ser usada para a elabora\u00e7\u00e3o de um plano estrat\u00e9gico que est\u00e1 fadado a cair por terra porque precisa ser atualizado rapidamente para acompanhar a velocidade das mudan\u00e7as. Nem Christensen que prop\u00f5e a arrancada para novos mercados previa transforma\u00e7\u00f5es t\u00e3o repentinas. At\u00e9 o conceito de Blue Ocean<\/em> ficou ultrapassado diante de um ambiente de neg\u00f3cios disruptivo.<\/p>\n\n\n\n A regra do jogo mudou completamente e para se manterem vivas na partida as empresas precisam se preparar para atuar num cen\u00e1rio conturbado. A instabilidade do mercado \u00e9 a \u00fanica certeza dos gestores da atualidade. O desafio agora \u00e9 conciliar dois pap\u00e9is: otimizar as a\u00e7\u00f5es do presente e se reinventar constantemente.<\/p>\n\n\n\n \u201cA forma\u00e7\u00e3o continuada se mostra como uma alternativa para as lideran\u00e7as, que precisam aprender todos os dias para se preparar para as transforma\u00e7\u00f5es do ambiente de neg\u00f3cios. E \u00e9 preciso ter foco e disciplina para se manter atualizado num cen\u00e1rio disruptivo para a empresa n\u00e3o perder o bonde. Al\u00e9m disso, as iniciativas das organiza\u00e7\u00f5es precisam ser interligadas para que tragam bons resultados\u201d, avalia Clodoaldo Oliveira, diretor executivo da JVal\u00e9rio Gest\u00e3o e Desenvolvimento.<\/p>\n\n\n\n E manter-se atualizado sobre novas tecnologias e metodologias \u00e1geis de gest\u00e3o n\u00e3o \u00e9 suficiente. O fator humano tamb\u00e9m deve estar no centro da estrat\u00e9gia, na vis\u00e3o de Oliveira. \u201cOs talentos precisam ser motivados para que estejam comprometidos com o prop\u00f3sito. Al\u00e9m disso, a resili\u00eancia \u00e9 uma compet\u00eancia que precisa ser desenvolvida para que l\u00edderes e liderados saibam cair e levantar e lidar com acertos, erros e cr\u00edticas durante a jornada. Afinal, em cen\u00e1rios de fragilidade e incertezas a reinven\u00e7\u00e3o deve ser constante. A experimenta\u00e7\u00e3o deve fazer parte da rotina da organiza\u00e7\u00e3o para que encontrem alternativas para baixar custos, testar novos processos e construir um modelo de neg\u00f3cio escal\u00e1vel\u201d, reflete o diretor executivo da JVal\u00e9rio.<\/p>\n\n\n\n Um novo mercado<\/strong><\/p>\n\n\n\n Nos \u00faltimos anos assistimos a transforma\u00e7\u00f5es intensas que vieram para ficar: a regulamenta\u00e7\u00e3o da telemedicina modificou a estrutura as empresas de sa\u00fade; o ensino a dist\u00e2ncia se consolidou e derrubou as barreiras f\u00edsicas da aprendizagem; a regulariza\u00e7\u00e3o, por lei, do trabalho a dist\u00e2ncia mudou a forma de trabalho; e a digitaliza\u00e7\u00e3o dos neg\u00f3cios foi acelerada.<\/p>\n\n\n\n A tecnologia permitiu at\u00e9 mesmo a mudan\u00e7a do conceito de propriedade: O Uber est\u00e1 a\u00ed para provar que para usar um carro voc\u00ea n\u00e3o precisa ter um. E esse \u00e9 apenas um exemplo da prosperidade da economia compartilhada e da nanoeconomia, que permite que profissionais encontrem trabalho e exer\u00e7am sua fun\u00e7\u00e3o sem precisar sair de casa.<\/p>\n\n\n\n Tudo isso mudou a forma como as pessoas se comunicam e moldou um novo comportamento do consumidor. Vivemos num mundo hiperconectado e os smartphones se tornaram as novas vitrines na era do com\u00e9rcio eletr\u00f4nico. As empresas precisam ser mais funcionais e apresentarem facilidades para os clientes na hora da compra. Apenas as organiza\u00e7\u00f5es que entenderem e incorporarem todas essas mudan\u00e7as se manter\u00e3o competitivas.<\/p>\n\n\n\n Olhar vanguardista<\/strong><\/p>\n\n\n\n Nunca foi t\u00e3o complexo desenhar um planejamento estrat\u00e9gico num mundo vol\u00e1til e amb\u00edguo. E, para sobreviver num ambiente de neg\u00f3cios t\u00e3o desafiador \u00e9 necess\u00e1rio identificar tr\u00eas \u201ctipping points\u201d<\/em> interdependentes, mas que devem ocorrer simultaneamente para provocar a disrup\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio: a tecnol\u00f3gica, a cultural e a regulat\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n Tecnologia –<\/strong> Evolui e muda exponencialmente e d\u00e1 asas \u00e0s empresas para que alcancem novos horizontes. A computa\u00e7\u00e3o em nuvem mostrou para as organiza\u00e7\u00f5es que o c\u00e9u \u00e9 o limite para crescerem. A consumeriza\u00e7\u00e3o da tecnologia tornou os equipamentos eletr\u00f4nicos como um meio b\u00e1sico para comunica\u00e7\u00e3o e intera\u00e7\u00e3o. A tecnologia tamb\u00e9m \u00e9 democr\u00e1tica e contribuiu com a globaliza\u00e7\u00e3o \u00e0 medida que hoje qualquer pessoa \u00e9 capaz de se conectar a redes globais de conhecimento.<\/p>\n\n\n\n Disrup\u00e7\u00e3o cultural –<\/strong> A tecnologia interfere na cria\u00e7\u00e3o de novos h\u00e1bitos. O Facebook instalado em um aparelho eletr\u00f4nico tornou o mundo todo participante de um Big Brother. Nas redes sociais mostramos como \u00e9 nosso cotidiano e compartilhamos nossa intimidade, que antes era reservada a nosso c\u00edrculo de amigos e familiares. As plataformas virtuais provocaram uma mudan\u00e7a cultural.<\/p>\n\n\n\n Quest\u00e3o regulat\u00f3ria –<\/strong> Difere em cada pa\u00eds. As novas tecnologias e novos modelos de neg\u00f3cios estimulam mudan\u00e7as no cen\u00e1rio regulat\u00f3rio, que precisa acompanhar esse ritmo, mesmo diante de dificuldades para faz\u00ea-lo. Os aparelhos regulat\u00f3rios n\u00e3o previam a chegada de drones, do WhatsApp, Uber e dos scooters, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n Para Clodolado Oliveira, sobreviver\u00e3o as empresas que conseguirem sondar a fronteira digital. \u201cTrata-se de um alvo m\u00f3vel e veloz. Inovar \u00e9 acompanhar a evolu\u00e7\u00e3o exponencial da tecnologia e saber fazer a leitura do mercado: como uma mudan\u00e7a tecnol\u00f3gica ir\u00e1 afetar o comportamento do consumidor? \u00c9 preciso responder essa pergunta para sair na frente e adaptar o modelo de neg\u00f3cio \u00e0s mudan\u00e7as culturais que s\u00e3o cada vez mais velozes\u201d, finaliza.<\/p>\n\n\n\n PAEX<\/strong><\/p>\n\n\n\n Estar antenado \u00e0s evolu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas e compreender o impacto que elas provocam no neg\u00f3cio nem sempre \u00e9 f\u00e1cil. E \u00e9 neste sentido que a JVal\u00e9rio Gest\u00e3o e Desenvolvimento e a Funda\u00e7\u00e3o Dom Cabral se tornam aliadas da sua empresa. Por meio do Parceiros para Excel\u00eancia – PAEX, preparam as lideran\u00e7as para potencializar e conquistar a longevidade para os neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n O PAEX \u00e9 um programa para m\u00e9dias empresas e empresas familiares que buscam um modelo robusto de gest\u00e3o, com a forma\u00e7\u00e3o de executivos e equipes de alta performance, elevando os resultados de curto, m\u00e9dio e longo prazos.<\/p>\n\n\n\n O objetivo do PAEX \u00e9 promover uma jornada de transforma\u00e7\u00e3o. A solu\u00e7\u00e3o ir\u00e1 proporcionar um aprendizado em rede, ampliando a vis\u00e3o estrat\u00e9gica, aumentando a capacidade dos executivos em resolver problemas e desenvolvendo compet\u00eancias gerenciais, construindo um modelo de gest\u00e3o orientado \u00e0 estrat\u00e9gia e aos resultados. <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Num cen\u00e1rio disruptivo, a revis\u00e3o do planejamento estrat\u00e9gico deve ser constante para a constru\u00e7\u00e3o de um modelo de gest\u00e3o de neg\u00f3cios inovador e conectado com o novo comportamento do consumidor A inova\u00e7\u00e3o \u00e9 pauta dos autores que escrevem sobre estrat\u00e9gia de neg\u00f3cios h\u00e1 25 anos. 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