{"id":1219,"date":"2023-06-06T20:51:10","date_gmt":"2023-06-06T23:51:10","guid":{"rendered":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/?p=1219"},"modified":"2023-06-06T20:51:11","modified_gmt":"2023-06-06T23:51:11","slug":"assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/","title":{"rendered":"Assessoria de imprensa: o que \u00e9, por que e como fazer?"},"content":{"rendered":"\n

Credibilidade e visibilidade s\u00e3o principais atributos da assessoria de imprensa. Por gerar m\u00eddia espont\u00e2nea o custo com a ferramenta \u00e9 baixo.<\/p>\n\n\n\n

A assessoria de imprensa \u00e9 uma das atividades que faz parte do planejamento de marketing. O objetivo dessa ferramenta \u00e9 usar a credibilidade do jornalismo para construir e consolidar a imagem de uma marca junto aos formadores de opini\u00e3o. Afinal, ningu\u00e9m pode discordar que aparecer em not\u00edcias positivas nos jornais, r\u00e1dio, televis\u00e3o e portais de not\u00edcias na internet \u00e9 uma forma de trazer divulga\u00e7\u00e3o e visibilidade para o neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

E neste artigo vamos explicar como \u00e9 o trabalho do assessor de imprensa e a contribui\u00e7\u00e3o desse profissional nas estrat\u00e9gias de branding, sobretudo no fortalecimento de uma marca.<\/p>\n\n\n\n

Assessoria de imprensa: o que \u00e9?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Como dissemos incialmente, o fato de uma empresa ser citada em meio \u00e0s not\u00edcias gera m\u00eddia espont\u00e2nea (ou seja: sem custos como acontece nos an\u00fancios publicit\u00e1rios e nos conte\u00fados patrocinados), gera credibilidade.<\/p>\n\n\n\n

Mas como uma empresa consegue aparecer periodicamente no jornal quando conquista uma certifica\u00e7\u00e3o, lan\u00e7a um produto, muda seus processos para se tornar sustent\u00e1vel, adota pol\u00edticas de recursos humanos que valorizam a diversidade, ou se envolve em projetos sociais, por exemplo?<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea consegue perceber que todas essas a\u00e7\u00f5es, que fazem parte do cotidiano das organiza\u00e7\u00f5es, podem ser pautas jornal\u00edsticas?<\/p>\n\n\n\n

E essa \u00e9 justamente a finalidade da assessoria de imprensa: comunicar esses acontecimentos para os jornalistas que trabalham em ve\u00edculos de comunica\u00e7\u00e3o. Em outras palavras, o assessor de imprensa intermedia esse relacionamento entre uma empresa e a imprensa.<\/p>\n\n\n\n

O assessor de imprensa tamb\u00e9m cumpre um papel relevante em situa\u00e7\u00f5es de crises de imagem. Principalmente nestes momentos, \u00e9 primordial preservar a boa reputa\u00e7\u00e3o de uma empresa por meio de uma gest\u00e3o de crises bem conduzida.<\/p>\n\n\n\n

E o assessor de imprensa, que conhece o funcionamento e os fundamentos da produ\u00e7\u00e3o jornal\u00edstica, \u00e9 capaz de assessorar bem o cliente para que ele se manifeste com transpar\u00eancia e disponibilize informa\u00e7\u00f5es reais sobre os fatos, mesmo durante adversidades. \u00c9 o assessor que orienta como deve ser o discurso de uma marca e seu posicionamento numa crise de imagem.<\/p>\n\n\n\n

Como fazer assessoria de imprensa?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

A assessoria de comunica\u00e7\u00e3o identifica aqueles acontecimentos que s\u00e3o triviais na rotina de um neg\u00f3cio, mas que podem se transformar em not\u00edcias. No jornalismo chamamos esses fatos de \u201cinforma\u00e7\u00f5es de interesse p\u00fablico\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Essa comunica\u00e7\u00e3o com a imprensa \u00e9 realizada por meio da produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fados editoriais que s\u00e3o apresentados aos jornalistas para chamar a aten\u00e7\u00e3o deles sobre aquele fato. Contudo, esse assunto deve, primordialmente, ter um impacto na sociedade, para que desperte o interesse da imprensa.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, esses conte\u00fados devem ser produzidos com qualidade e oferecer dados e fontes confi\u00e1veis para que forne\u00e7am suporte ao trabalho dos jornalistas.<\/p>\n\n\n\n

O principal conte\u00fado produzido pelo assessore de imprensa e que inicia todo o processo de comunica\u00e7\u00e3o entre uma empresa e a imprensa \u00e9 o Release ou Press Release. Trata-se de um texto escrito pelo assessor de imprensa de acordo com o formato e padr\u00e3o jornal\u00edstico. Geralmente, as fontes usadas nesta mat\u00e9ria s\u00e3o os porta-vozes da empresa. O release pode servir como ponte de partida para uma not\u00edcia ou pode ser publicado na \u00edntegra pelos ve\u00edculos de comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Qual a fun\u00e7\u00e3o do assessor de imprensa?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Primeiramente, no Brasil, o assessor de imprensa \u00e9 uma pessoa formada em jornalismo ou rela\u00e7\u00f5es p\u00fablicas. Ele \u00e9 o respons\u00e1vel por encontrar espa\u00e7os na imprensa para inserir seu cliente nas not\u00edcias dos jornais. Portanto, o assessor de imprensa \u00e9 o elo entre uma organiza\u00e7\u00e3o e a imprensa.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, a fun\u00e7\u00e3o desse profissional vai muito al\u00e9m de redigir releases, como explicamos no t\u00f3pico anterior. Um bom assessor de comunica\u00e7\u00e3o elabora estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o, como a escolha de quais ve\u00edculos e editorias devem ser priorizados na divulga\u00e7\u00e3o de um release.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m \u00e9 papel do assessor de imprensa marcar e acompanhar de entrevistas que surgem a partir do envio do release para a imprensa.<\/p>\n\n\n\n

Como fazer uma boa assessoria de imprensa?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Para entender como fazer uma assessoria de comunica\u00e7\u00e3o, \u00e9 preciso conhecer as principais atribui\u00e7\u00f5es em sua rotina. S\u00e3o elas:<\/p>\n\n\n\n

– Conversar e mostrar para seus assessorados quais s\u00e3o os assuntos na rotina de uma organiza\u00e7\u00e3o com potencial para se transformar em pautas jornal\u00edsticas;<\/p>\n\n\n\n

– Definir as estrat\u00e9gias que ser\u00e3o utilizadas na divulga\u00e7\u00e3o das informa\u00e7\u00f5es \u00e0 imprensa;<\/p>\n\n\n\n

– Produzir os conte\u00fados que ser\u00e3o encaminhados para a imprensa;<\/p>\n\n\n\n

– Elaborar o mailing list (lista de ve\u00edculos, nome de jornalistas e contatos que ir\u00e3o receber os conte\u00fados);<\/p>\n\n\n\n

– Fazer o follow up (entrar em contato com as reda\u00e7\u00f5es para checar se o conte\u00fado chegou ao destino e oferecer mais informa\u00e7\u00f5es sobre o material disponibilizado);<\/p>\n\n\n\n

– Construir um bom relacionamento com os meios de comunica\u00e7\u00e3o e jornalistas para que seu cliente seja uma fonte de informa\u00e7\u00e3o requisitada;<\/p>\n\n\n\n

– Agendar e acompanhar entrevistas com os clientes;<\/p>\n\n\n\n

– Preparar os porta-vozes para dar entrevistas para a imprensa;<\/p>\n\n\n\n

– Fazer o monitoramento cont\u00ednuo das informa\u00e7\u00f5es (clipping) e relat\u00f3rio de retorno de m\u00eddia;<\/p>\n\n\n\n

– Agendar e acompanhar entrevistas com os clientes; – Preparar os porta-vozes para dar entrevistas para a imprensa.<\/p>\n\n\n\n

Qual o custo desse tipo de trabalho?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O assessor de imprensa, geralmente, cobra um um fee mensal<\/em> (que \u00e9 um valor fixo), baseado nas horas de trabalho que ele ir\u00e1 dedicar ao cliente.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, existem tr\u00eas formas para uma empresa ter um assessor de comunica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Funcion\u00e1rio da empresa:<\/strong> dentro do seu departamento de marketing a organiza\u00e7\u00e3o contrata um jornalista que realizar\u00e1 o trabalho de assessoria de imprensa, dentre outras fun\u00e7\u00f5es, como cuidar da comunica\u00e7\u00e3o interna.<\/p>\n\n\n\n

Freelancer:<\/strong> \u00e9 poss\u00edvel contratar um assessor de imprensa para uma situa\u00e7\u00e3o espec\u00edfica, como o lan\u00e7amento de um produto. Chamamos esse trabalho de \u201cjob\u201d. Neste caso, o valor pago ser\u00e1 por uma demanda e n\u00e3o na modalidade de fee mensal<\/em>.<\/p>\n\n\n\n

Ag\u00eancia de comunica\u00e7\u00e3o:<\/strong> Neste caso, o servi\u00e7o de assessoria de imprensa \u00e9 terceirizado para uma empresa especializada em comunica\u00e7\u00e3o corporativa.<\/p>\n\n\n\n

Como a assessoria de imprensa cria autoridade para uma marca?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Sem d\u00favida, o principal atributo da assessoria de imprensa \u00e9 utilizar a confiabilidade do jornalismo para construir uma boa reputa\u00e7\u00e3o de uma marca.<\/p>\n\n\n\n

Afinal, principalmente em tempos de fake news, o jornalismo ganhou for\u00e7a como sin\u00f4nimo de veracidade, j\u00e1 que as informa\u00e7\u00f5es passam pela curadoria do jornalista e seguem os crit\u00e9rios de produ\u00e7\u00e3o da not\u00edcia antes de serem publicadas. Se voc\u00ea tem alguma d\u00favida, basta perguntar a si mesmo: \u00e9 melhor acreditar naquilo que aparece na imprensa tradicional ou nos conte\u00fados do facebook e das correntes de whatsapp?<\/p>\n\n\n\n

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Reuters de Estudos de Jornalismo da Universidade de Oxford aponta que 54% dos brasileiros disseram que confiam na imprensa. A porcentagem coloca o pa\u00eds em 7\u00ba no ranking mundial de confian\u00e7a no jornalismo. Outro dado divulgado pelo estudo \u00e9 que credibilidade na m\u00eddia subiu tr\u00eas pontos no pa\u00eds e foi a que apresentou maior crescimento.\u00a0 A m\u00e9dia global aumentou 6 pontos: 44% da popula\u00e7\u00e3o mundial afirma confiar nas not\u00edcias que l\u00ea, ouve e assiste.<\/p>\n\n\n\n

Os brasileiros tamb\u00e9m s\u00e3o os mais preocupados com as fake news. Seis a cada dez entrevistados, que representam 58%, mostraram cuidado em separar o que \u00e9 verdadeiro ou falso nas plataformas digitais.<\/p>\n\n\n\n

Mais uma informa\u00e7\u00e3o relevante apresentada pela pesquisa:  a popula\u00e7\u00e3o brasileira \u00e9 a mais atenta no que diz respeito \u00e0 desinforma\u00e7\u00e3o no mundo (82%).<\/p>\n\n\n\n

Agora que voc\u00ea j\u00e1 conhece como funciona uma assessoria de imprensa reflita sobre os acontecimentos dentro da sua organiza\u00e7\u00e3o que podem se transformar em pauta jornal\u00edstica. E se quiser ver esses conte\u00fados virarem manchete, marque um caf\u00e9 conosco. Ser\u00e1 um prazer te receber e explicar como n\u00f3s realizamos esse trabalho.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Credibilidade e visibilidade s\u00e3o principais atributos da assessoria de imprensa. Por gerar m\u00eddia espont\u00e2nea o custo com a ferramenta \u00e9 baixo. A assessoria de imprensa \u00e9 uma das atividades que faz parte do planejamento de marketing. O objetivo dessa ferramenta \u00e9 usar a credibilidade do jornalismo para construir e consolidar a imagem de uma marca […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1220,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[10],"tags":[],"yoast_head":"\nAssessoria de imprensa: o que \u00e9, por que e como fazer?<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Assessoria de imprensa: o que \u00e9, por que e como fazer?\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Lumi\u00e8re Comunica\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta property=\"article:publisher\" content=\"https:\/\/www.facebook.com\/lumierecom\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2023-06-06T23:51:10+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2023-06-06T23:51:11+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/press-release-640x321-1.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"640\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"321\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"chiquimgi18\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"chiquimgi18\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"7 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/\",\"url\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/\",\"name\":\"Assessoria de imprensa: o que \u00e9, por que e como fazer?\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2023-06-06T23:51:10+00:00\",\"dateModified\":\"2023-06-06T23:51:11+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/041c69b8f16295b84f553227f925aaa2\"},\"description\":\"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Assessoria de imprensa: o que \u00e9, por que e como fazer?\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/\",\"name\":\"Lumi\u00e8re Comunica\u00e7\u00e3o\",\"description\":\"A relev\u00e2ncia da sua marca descrita em palavras\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/041c69b8f16295b84f553227f925aaa2\",\"name\":\"chiquimgi18\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/dc25e27c9dcf02e3721d16bda994e2ea?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/dc25e27c9dcf02e3721d16bda994e2ea?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"chiquimgi18\"},\"sameAs\":[\"http:\/\/lumierecomunicacao.com.br\"],\"url\":\"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/author\/chiquimgi18\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Assessoria de imprensa: o que \u00e9, por que e como fazer?","description":"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Assessoria de imprensa: o que \u00e9, por que e como fazer?","og_description":"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.","og_url":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/","og_site_name":"Lumi\u00e8re Comunica\u00e7\u00e3o","article_publisher":"https:\/\/www.facebook.com\/lumierecom","article_published_time":"2023-06-06T23:51:10+00:00","article_modified_time":"2023-06-06T23:51:11+00:00","og_image":[{"width":640,"height":321,"url":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-content\/uploads\/2023\/06\/press-release-640x321-1.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"chiquimgi18","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"chiquimgi18","Est. tempo de leitura":"7 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/","url":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/","name":"Assessoria de imprensa: o que \u00e9, por que e como fazer?","isPartOf":{"@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#website"},"datePublished":"2023-06-06T23:51:10+00:00","dateModified":"2023-06-06T23:51:11+00:00","author":{"@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/041c69b8f16295b84f553227f925aaa2"},"description":"Descubra como posicionar sua marca nos mecanismos de busca com conte\u00fados relevantes e ampliar a divulga\u00e7\u00e3o da empresa por meio da assessoria de imprensa.","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/assessoria-de-imprensa-o-que-e-por-que-e-como-fazer\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Assessoria de imprensa: o que \u00e9, por que e como fazer?"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#website","url":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/","name":"Lumi\u00e8re Comunica\u00e7\u00e3o","description":"A relev\u00e2ncia da sua marca descrita em palavras","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/041c69b8f16295b84f553227f925aaa2","name":"chiquimgi18","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/dc25e27c9dcf02e3721d16bda994e2ea?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/dc25e27c9dcf02e3721d16bda994e2ea?s=96&d=mm&r=g","caption":"chiquimgi18"},"sameAs":["http:\/\/lumierecomunicacao.com.br"],"url":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/author\/chiquimgi18\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1219"}],"collection":[{"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1219"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1219\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1222,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1219\/revisions\/1222"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1220"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1219"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1219"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/lumierecomunicacao.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1219"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}