Textos criativos e personalizados para atender os anseios do seu público-alvo e escritos com técnicas de SEO podem melhorar o rankeamento do seu site
Conteúdos autorais e exclusivos são a base da construção de valor de uma marca. Mais do que apresentar empresas, produtos e serviços, é uma forma de criar conexão com as pessoas. No entanto, muitas organizações ainda pecam e insistem em copiar. Gary Illyes, do Google, aponta que 60% dos conteúdos que circulam no universo online são duplicados.
Um dos problemas dos conteúdos reciclados é que nem sempre textos que parecem impecáveis a olhos nus se identificam com seu público. A consequência é provocar dúvidas nos leitores em relação a seu negócio.
O primeiro passo na produção de conteúdo, inclusive, é conhecer bem o perfil do seu cliente ideal. A partir da definição da persona é possível selecionar as pautas que serão trabalhadas nos diversos canais de comunicação da sua empresa.
Cada texto deve ter um objetivo específico e a partir dele o conteúdo original é criado com criatividade e conhecimento sobre o que as pessoas que você quer atingir buscam na internet. As informações relevantes e com ar de ineditismo devem ser escritas com clareza e objetividade para transmitir a mensagem desejada por uma marca.
Então, antes de publicar qualquer coisa na internet, responda as seguintes perguntas:
– Com quem quero falar?
– Para quê?
– Qual o valor sobre sua marca você quer criar nas pessoas que consomem o conteúdo da sua empresa?
Técnicas de SEO
As respostas vão dar o direcionamento para a construção do roteiro do texto. E agora é hora de colocar em prática as técnicas de SEO que vão fazer com que seu conteúdo seja encontrado no mar de informações da internet.
O Google é o maior buscador do mundo de acordo com a StatCounter e possui mais de 92% do market share global (esses dados são de 2020). O restante dessa fatia é dividida por outros buscadores, como Bing e Yahoo!. Daí a importância de escrever textos com foco nos algoritmos do líder dos buscadores. Afinal, seguramente, sua persona recorre ao Google para procurar informações que deseja.
O ranking dos resultados do Google é baseado em mais de 200 variáveis, que qualificam positivamente ou negativamente o posicionamento das páginas. Estamos falando de um sistema complexo e, se algum produtor de conteúdo te disser que conhece detalhadamente o algoritmo, desconfie. O próprio Google não revela os parâmetros necessários para posicionar um site entre os primeiros. No entanto, algumas técnicas nos ajudam a chegar mais perto dos critérios de rankeamento utilizados pelo buscador.
A palavra-chave é o começo de tudo: de nada adianta escrever um texto criativo e personalizado se as palavras-chaves não forem citadas. Porque é a partir delas que seu texto será encontrado no Google. Palavras-chave com um alto volume de buscas são interessantes. Mas a escolha não se resume a elas.
Como dissemos no tópico anterior, antes de começar a escrever um texto, é necessário compreender qual o objetivo daquele conteúdo dentro da estratégia de comunicação de uma marca. Daí é necessário conhecer as palavras-chaves condizentes com cada etapa do funil de vendas. Cada uma das etapas representa uma fase da intenção de compra. Vamos utilizar como exemplo o segmento de planos de saúde para entende melhor a relação das palavras-chaves e do funil de vendas:
- Palavra-chave topo de funil: “quais os sintomas da Covid-19”. Está relacionada ao nicho, mas não representa uma real intenção de compra;
- Palavra-chave meio de funil: “tipos de planos de saúde”. Está relacionado ao nicho, não representa uma real intenção de compra, mas diz respeito a um serviço que uma empresa de medicina privada possui;
- Palavra-chave fundo de funil: “consulta médico otorrino com convênio GNDI Sul”. Está relacionado ao nicho e representa uma real intenção de compra.
A escolha de palavras-chaves é um dos critérios utilizados pelos produtores de conteúdo para melhorar a busca orgânica dos conteúdos, além dela há outros mecanismos, que abordaremos em outro momento aqui no nosso blog. Este foi apenas um exemplo de que esse é um dos parâmetros para escrever textos autorais e que ajudarão a sua marca a conquistar autoridade no seu mercado de atuação.
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