A construção do branding de uma marca é essencial para o sucesso de um negócio e vai impactar na imagem que uma empresa possui no mercado
Foi na Idade Média que os gados começaram a ser marcados para identificar os donos de cada rebanho. Na época, a solução foi revolucionária e acabava com a confusão quando os animais resolviam pastar em terras desconhecidas. Vem de lá, dos primórdios, o termo “marcar”, do qual deriva o vocábulo “marca”. Foram os antigos produtores de gado que, a partir da necessidade de designar seus animais e diferenciá-los dos demais, deram o sentido embrionário do que hoje conhecemos por Branding.
A terminologia vem do inglês Brand (marca), que significa “fazer”, “transformar”, “movimentar” as marcas. Branding não é a mesma coisa que a identidade visual e está relacionado e se refere ao posicionamento, aos propósitos e os valores de uma marca. O trabalho de branding não é uma ação pontual e engloba um mix de ações de marketing e comunicação que vão impactar naquilo que as pessoas pensam sobre a sua empresa.
O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço. Trocando miúdos: o branding personifica uma marca. (Essa definição perfeita foi extraída do blog: https://resultadosdigitais.com.br).
Tem gente que nunca nos fez nada, mas não vamos com a cara dela. Outras, mal conhecemos, mas queremos por perto seja por seu astral, a forma que se veste, o jeito de falar e se comportar. Todas essas características são essenciais para tornar uma marca única e desejável, assim como são as pessoas.
O poder de atração do conteúdo
Quando falamos em branding não podemos deixar de falar sobre a produção de conteúdo, que é capaz de atrair leads para seu site. Conteúdos consistentes são capazes de gerar valor para a marca.
Muitas vezes, os prospectos podem chegar até a empresa direcionados pelo Google. É no site e nos conteúdos que aparecem no blog que aquele possível cliente terá o primeiro contanto com a marca. Por isso, podemos dizer que os conteúdos são o primeiro passo na jornada de consumo da sua empresa.
A produção de conteúdo conecta o cliente à marca e estabelece uma relação de troca. A empresa oferece informação de qualidade e relevante de graça e, em troca, têm a oportunidade de conquistar a confiança do público alvo. O próximo passo é vender para ele produtos e serviços.
Isso faz sentido para você?
Agora reflita: sua empresa está fazendo a lição de casa direitinho?
Independente do setor em que atua, para que sua marca ganhe posições nos mecanismos de busca é preciso de investimento. E não estamos falando apenas de cifras. É preciso dedicar tempo e ter repertório para construir conteúdos consistentes.
Sim, nós sabemos: em meio aos leões que precisamos matar por dia, as estratégias de comunicação acabam na gaveta.
E aprender a delegar é chave do sucesso para muitas empresas. Terceirizar a produção de conteúdo é uma forma de atingir melhores resultados e dedicar sua energia para o core business do seu negócio, que é sua especialidade.
Veja como a Lumière Comunicação pode ajudar sua marca a se destacar no mercado:
– Produção de conteúdo para blog
– Produção de Ebooks
– Roteiro para podcasts
– Assessoria de imprensa
– Relacionamento com influenciadores