Concessionária segue o cronograma de contrato e trabalha em várias frentes de obras simultâneas no trecho de concessão
Máquinas na pista, obras em vários trechos e investimentos para salvar vidas no Paraná. Em 2025, a Via Araucária deu início a importantes projetos previstos no contrato de concessão com duplicações e outros serviços para melhorar a segurança e a mobilidade dos paranaenses.
Nesta sexta-feira (19), em um evento de apresentação dos projetos de duplicação da PR-423 e de obras marginais do Contorno Sul de Curitiba, e que contou com a presença de inúmeros convidados e autoridades locais, a comunidade pode conhecer detalhes das obras.
“Estamos iniciando as obras nas vias marginais do Contorno Sul de Curitiba, distribuindo melhor o fluxo urbano do rodoviário. Na PR-423, vamos sair da pista simples para dupla, garantindo mais segurança. Trabalhamos com a comunidade, e nunca isolado, e todo o planejamento visa reduzir fila e ainda minimizar o impacto ambiental”, disse Sergio Santillan , diretor-presidente da Via Araucária.
Para o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o dia 19 de setembro, data do evento, merece ser valorizado historicamente devido a quantidade de obras no Paraná. ” É um dia simbólico, as obras ficam e modernizam, trazendo segurança. São duas intervenções importantes, é um fruto de muito trabalho e conhecimento. A Via Araucária é um grupo sério que cumpre contratos rigorosamente”, afirmou o governador.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, marcou presença no evento. Segundo Pimentel, a relação com a Via Araucária proporciona mobilidade social e crescimento nos bairros. “Como é bom ter um parceiro como a Via Araucária. É o desenvolvimento social para nossa região, houve um aumento na consulta pelos alvarás comerciais no entorno do Contorno Norte. É uma obra fundamental para a mobilidade social, a Via Araucária entrou na vida dos curitibanos”, reforçou Pimentel.
Para Marisa Dagmar Tiefensee, chefe do escritório regional de Fiscalização da Infraestrutura Rodoviária de Curitiba da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Paraná está se tornando referência em infraestrutura no Brasil. “Quero valorizar os profissionais da Via Araucária pela enorme dedicação em prol da infraestrutura do Paraná. O Estado vai buscar a melhor malha viária do Brasil”, completou Marisa
Confira as obras
As obras do Contorno Sul de Curitiba que fazem parte do trecho de concessão da Via Araucária terão início pela construção das vias marginais. Serão cerca de 6 quilômetros de novas extensões (entre o km 96 e o 104), distribuídas em diferentes trechos para conectar os segmentos já existentes.
As marginais terão duas faixas de tráfego, passeio e ciclovia, além de uma nova ponte sobre o Rio Barigui, o que vai garantir mais fluidez ao trânsito e segurança para todos que passam pelo trecho. A conclusão dessa primeira etapa está prevista para 2027, terceiro ano da concessão.
O contrato também prevê um pacote robusto de melhorias ao longo do Contorno Sul nos próximos anos. Entre elas estão intervenções em entroncamentos, implantação de trincheiras e a ampliação da rodovia principal, que passará a ter quatro faixas por sentido. As vias marginais receberão ciclovias nos dois lados, além da instalação de seis novas passarelas para pedestres, reforçando o compromisso com a mobilidade segura e integrada. Todas essas obras serão concluídas até 2029, quinto ano da concessão.

Duplicação da PR-423: corredor importante da RMC
Em agosto, começou o trabalho de duplicação da PR-423. São 26 quilômetros que vão ampliar a capacidade da rodovia, garantindo mais segurança, conforto e fluidez no tráfego em uma ligação importante para o escoamento de cargas pesadas. A ampliação evita que veículos pesados trafeguem pelo perímetro urbano de Curitiba. A rodovia conecta a BR-476, em Araucária, às BR-277 e BR-376, em Campo Largo. A intervenção está na fase de supressão vegetal, etapa inicial necessária para a execução das próximas frentes de trabalho. A duplicação será entre os kms 9 e 35, incluindo dispositivos de acesso e retorno em desnível. A previsão de conclusão é até fevereiro de 2027.

Outras obras em andamento
As obras de duplicação e construção de novos viadutos na PR-418, o Contorno Norte de Curitiba, seguem em intensa rotatividade, com supressão vegetal, terraplenagem e drenagem. Já são mais de três meses de intervenção, e quem passa no local, percebe a evolução do trabalho. O projeto, com entrega até fevereiro de 2027, prevê duplicação de quase 17 km entre Curitiba, Colombo e Almirante Tamandaré.

Em julho, a concessionária deu início à construção do Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais no km 261 da BR-277, em Irati. Os serviços fazem parte da primeira fase do pacote de obras que serão executadas pela Via Araucária. A previsão de entrega é em dezembro de 2025. O PPD terá quase 18 mil m² e vai proporcionar aos caminhoneiros um local de descanso, refeição e higiene, reforçando a preocupação da concessionária em promover bem-estar e segurança aos usuários. Os Pontos de Parada e Descanso permitirão, ainda, mais segurança para a carga dos profissionais da direção, com funcionamento 24 horas, contando com vestiário, banheiros, refeitório, wi-fi, entre outros benefícios.