Credibilidade e visibilidade são principais atributos da assessoria de imprensa. Por gerar mídia espontânea o custo com a ferramenta é baixo.
A assessoria de imprensa é uma das atividades que faz parte do planejamento de marketing. O objetivo dessa ferramenta é usar a credibilidade do jornalismo para construir e consolidar a imagem de uma marca junto aos formadores de opinião. Afinal, ninguém pode discordar que aparecer em notícias positivas nos jornais, rádio, televisão e portais de notícias na internet é uma forma de trazer divulgação e visibilidade para o negócio.
E neste artigo vamos explicar como é o trabalho do assessor de imprensa e a contribuição desse profissional nas estratégias de branding, sobretudo no fortalecimento de uma marca.
Assessoria de imprensa: o que é?
Como dissemos incialmente, o fato de uma empresa ser citada em meio às notícias gera mídia espontânea (ou seja: sem custos como acontece nos anúncios publicitários e nos conteúdos patrocinados), gera credibilidade.
Mas como uma empresa consegue aparecer periodicamente no jornal quando conquista uma certificação, lança um produto, muda seus processos para se tornar sustentável, adota políticas de recursos humanos que valorizam a diversidade, ou se envolve em projetos sociais, por exemplo?
Você consegue perceber que todas essas ações, que fazem parte do cotidiano das organizações, podem ser pautas jornalísticas?
E essa é justamente a finalidade da assessoria de imprensa: comunicar esses acontecimentos para os jornalistas que trabalham em veículos de comunicação. Em outras palavras, o assessor de imprensa intermedia esse relacionamento entre uma empresa e a imprensa.
O assessor de imprensa também cumpre um papel relevante em situações de crises de imagem. Principalmente nestes momentos, é primordial preservar a boa reputação de uma empresa por meio de uma gestão de crises bem conduzida.
E o assessor de imprensa, que conhece o funcionamento e os fundamentos da produção jornalística, é capaz de assessorar bem o cliente para que ele se manifeste com transparência e disponibilize informações reais sobre os fatos, mesmo durante adversidades. É o assessor que orienta como deve ser o discurso de uma marca e seu posicionamento numa crise de imagem.
Como fazer assessoria de imprensa?
A assessoria de comunicação identifica aqueles acontecimentos que são triviais na rotina de um negócio, mas que podem se transformar em notícias. No jornalismo chamamos esses fatos de “informações de interesse público”.
Essa comunicação com a imprensa é realizada por meio da produção de conteúdos editoriais que são apresentados aos jornalistas para chamar a atenção deles sobre aquele fato. Contudo, esse assunto deve, primordialmente, ter um impacto na sociedade, para que desperte o interesse da imprensa.
Além disso, esses conteúdos devem ser produzidos com qualidade e oferecer dados e fontes confiáveis para que forneçam suporte ao trabalho dos jornalistas.
O principal conteúdo produzido pelo assessore de imprensa e que inicia todo o processo de comunicação entre uma empresa e a imprensa é o Release ou Press Release. Trata-se de um texto escrito pelo assessor de imprensa de acordo com o formato e padrão jornalístico. Geralmente, as fontes usadas nesta matéria são os porta-vozes da empresa. O release pode servir como ponte de partida para uma notícia ou pode ser publicado na íntegra pelos veículos de comunicação.
Qual a função do assessor de imprensa?
Primeiramente, no Brasil, o assessor de imprensa é uma pessoa formada em jornalismo ou relações públicas. Ele é o responsável por encontrar espaços na imprensa para inserir seu cliente nas notícias dos jornais. Portanto, o assessor de imprensa é o elo entre uma organização e a imprensa.
No entanto, a função desse profissional vai muito além de redigir releases, como explicamos no tópico anterior. Um bom assessor de comunicação elabora estratégias de comunicação, como a escolha de quais veículos e editorias devem ser priorizados na divulgação de um release.
Também é papel do assessor de imprensa marcar e acompanhar de entrevistas que surgem a partir do envio do release para a imprensa.
Como fazer uma boa assessoria de imprensa?
Para entender como fazer uma assessoria de comunicação, é preciso conhecer as principais atribuições em sua rotina. São elas:
– Conversar e mostrar para seus assessorados quais são os assuntos na rotina de uma organização com potencial para se transformar em pautas jornalísticas;
– Definir as estratégias que serão utilizadas na divulgação das informações à imprensa;
– Produzir os conteúdos que serão encaminhados para a imprensa;
– Elaborar o mailing list (lista de veículos, nome de jornalistas e contatos que irão receber os conteúdos);
– Fazer o follow up (entrar em contato com as redações para checar se o conteúdo chegou ao destino e oferecer mais informações sobre o material disponibilizado);
– Construir um bom relacionamento com os meios de comunicação e jornalistas para que seu cliente seja uma fonte de informação requisitada;
– Agendar e acompanhar entrevistas com os clientes;
– Preparar os porta-vozes para dar entrevistas para a imprensa;
– Fazer o monitoramento contínuo das informações (clipping) e relatório de retorno de mídia;
– Agendar e acompanhar entrevistas com os clientes; – Preparar os porta-vozes para dar entrevistas para a imprensa.
Qual o custo desse tipo de trabalho?
O assessor de imprensa, geralmente, cobra um um fee mensal (que é um valor fixo), baseado nas horas de trabalho que ele irá dedicar ao cliente.
Além disso, existem três formas para uma empresa ter um assessor de comunicação.
Funcionário da empresa: dentro do seu departamento de marketing a organização contrata um jornalista que realizará o trabalho de assessoria de imprensa, dentre outras funções, como cuidar da comunicação interna.
Freelancer: é possível contratar um assessor de imprensa para uma situação específica, como o lançamento de um produto. Chamamos esse trabalho de “job”. Neste caso, o valor pago será por uma demanda e não na modalidade de fee mensal.
Agência de comunicação: Neste caso, o serviço de assessoria de imprensa é terceirizado para uma empresa especializada em comunicação corporativa.
Como a assessoria de imprensa cria autoridade para uma marca?
Sem dúvida, o principal atributo da assessoria de imprensa é utilizar a confiabilidade do jornalismo para construir uma boa reputação de uma marca.
Afinal, principalmente em tempos de fake news, o jornalismo ganhou força como sinônimo de veracidade, já que as informações passam pela curadoria do jornalista e seguem os critérios de produção da notícia antes de serem publicadas. Se você tem alguma dúvida, basta perguntar a si mesmo: é melhor acreditar naquilo que aparece na imprensa tradicional ou nos conteúdos do facebook e das correntes de whatsapp?
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Reuters de Estudos de Jornalismo da Universidade de Oxford aponta que 54% dos brasileiros disseram que confiam na imprensa. A porcentagem coloca o país em 7º no ranking mundial de confiança no jornalismo. Outro dado divulgado pelo estudo é que credibilidade na mídia subiu três pontos no país e foi a que apresentou maior crescimento. A média global aumentou 6 pontos: 44% da população mundial afirma confiar nas notícias que lê, ouve e assiste.
Os brasileiros também são os mais preocupados com as fake news. Seis a cada dez entrevistados, que representam 58%, mostraram cuidado em separar o que é verdadeiro ou falso nas plataformas digitais.
Mais uma informação relevante apresentada pela pesquisa: a população brasileira é a mais atenta no que diz respeito à desinformação no mundo (82%).
Agora que você já conhece como funciona uma assessoria de imprensa reflita sobre os acontecimentos dentro da sua organização que podem se transformar em pauta jornalística. E se quiser ver esses conteúdos virarem manchete, marque um café conosco. Será um prazer te receber e explicar como nós realizamos esse trabalho.