Branding: o que sua empresa tem a ver com isso?

A construção do branding de uma marca é essencial para o sucesso de um negócio e vai impactar na imagem que uma empresa possui no mercado

Foi na Idade Média que os gados começaram a ser marcados para identificar os donos de cada rebanho. Na época, a solução foi revolucionária e acabava com a confusão quando os animais resolviam pastar em terras desconhecidas.  Vem de lá, dos primórdios, o termo “marcar”, do qual deriva o vocábulo “marca”.  Foram os antigos produtores de gado que, a partir da necessidade de designar seus animais e diferenciá-los dos demais, deram o sentido embrionário do que hoje conhecemos por Branding.

 A terminologia vem do inglês Brand (marca), que significa “fazer”, “transformar”, “movimentar” as marcas. Branding não é a mesma coisa que a identidade visual e está relacionado e se refere ao posicionamento, aos propósitos e os valores de uma marca.  O trabalho de branding não é uma ação pontual e engloba um mix de ações de marketing e comunicação que vão impactar naquilo que as pessoas pensam sobre a sua empresa. 

O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço. Trocando miúdos: o branding personifica uma marca. (Essa definição perfeita foi extraída do blog: https://resultadosdigitais.com.br). 

Tem gente que nunca nos fez nada, mas não vamos com a cara dela. Outras, mal conhecemos, mas queremos por perto seja por seu astral, a forma que se veste, o jeito de falar e se comportar. Todas essas características são essenciais para tornar uma marca única e desejável, assim como são as pessoas. 

O poder de atração do conteúdo

Quando falamos em branding não podemos deixar de falar sobre a produção de conteúdo, que é capaz de atrair leads para seu site. Conteúdos consistentes são capazes de gerar valor para a marca.

Muitas vezes, os prospectos podem chegar até a empresa direcionados pelo Google. É no site e nos conteúdos que aparecem no blog que aquele possível cliente terá o primeiro contanto com a marca. Por isso, podemos dizer que os conteúdos são o primeiro passo na jornada de consumo da sua empresa. 

A produção de conteúdo conecta o cliente à marca e estabelece uma relação de troca. A empresa oferece informação de qualidade e relevante de graça e, em troca, têm a oportunidade de conquistar a confiança do público alvo. O próximo passo é vender para ele produtos e serviços. 

Isso faz sentido para você? 

Agora reflita:  sua empresa está fazendo a lição de casa direitinho?

Independente do setor em que atua, para que sua marca ganhe posições nos mecanismos de busca é preciso de investimento. E não estamos falando apenas de cifras. É preciso dedicar tempo e ter repertório para construir conteúdos consistentes. 

Sim, nós sabemos: em meio aos leões que precisamos matar por dia, as estratégias de comunicação acabam na gaveta. 

E aprender a delegar é chave do sucesso para muitas empresas. Terceirizar a produção de conteúdo é uma forma de atingir melhores resultados e dedicar sua energia para o core business do seu negócio, que é sua especialidade. 

Veja como a Lumière Comunicação pode ajudar sua marca a se destacar no mercado:

– Produção de conteúdo para blog

– Produção de Ebooks

– Roteiro para podcasts

– Assessoria de imprensa

– Relacionamento com influenciadores

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