Conheça as técnicas usadas na redação do release que vão aumentar a chances de publicação na imprensa
O release (conhecido também como press release), é uma das principais ferramentas da assessoria de imprensa. É por meio desse instrumento que os jornalistas dos veículos recebem as primeiras informações sobre uma empresa. Para atrair a atenção da imprensa e também do público que acompanha o jornalismo, é importante investir em algumas técnicas na hora de escrever o release. Confira a seguir quais são elas:
– Escreva o texto de acordo com a estrutura da notícia, como é publicada nos jornais: título, gravata e pirâmide invertida.
– Invista no lead. Normalmente, os editores costumam ler apenas o lead para medir o interesse pela pauta. Por isso, o parágrafo inicial deve ser bem escrito e trazer a essência da notícia: o que, quando, quem, onde (se houver espaço como e por que). O lead também apresentar um “gancho”. Palavras como “novo”, “inédito”, “lançamento” ajudam a despertar o interesse do jornalista. Outra dica é deixar bem claro quando os fatos ocorrem (exemplo: na próxima sexta, dia 25)
– A pauta deve ter interesse público e interesse do veículo.
– Novidade: o release deve abordar, preferencialmente, assuntos que ainda não tenham sido publicados pela imprensa.
– Infográficos e dados de pesquisas também costumam atrair a atenção dos jornalistas e aumentam as chances de publicação de uma notícia.
– Adequação: oferecer notícias adaptadas a cada veículo, programa ou editoria, aumenta o aproveitamento da pauta.
– Exclusividade: se a informação é interessante e está sendo oferecida apenas para determinado jornalista ou veículo, terá preferência na publicação e provavelmente ocupe mais espaço que normalmente receberia.
Vale ressaltar ainda que:
1) O jornalista que receber o release poderá modificá-lo, utilizá-lo na íntegra, ou como ponto de partida para elaboração de uma matéria.
2) As fontes citadas no release devem se comprometer a dar entrevistas.
3) O jornalista do veículo é quem decide sobre o enfoque que será dado à informação divulgada no release.
Você gostou desse conteúdo? Aproveite e deixe nos comentários suas dúvidas sobre a atividade de assessoria de imprensa. A ideia é usá-la como tema para a produção de novos conteúdos aqui no nosso blog. Participe!