No post de hoje explicamos como funcionam os mecanismos de busca e porque a definição de palavras-chaves norteia a produção de conteúdo para acertar em cheio seu público-alvo
Não adianta produzir o melhor conteúdo sobre seu cliente/assessorado se as pessoas não encontrarem todo esse material na web. Daí a importância de conhecer as técnicas de SEO. A expressão SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Na prática, o SEO é um conjunto de técnicas que melhoram o alcance orgânico das páginas na internet (incluindo sites, blogs e canais como o YouTube), por exemplo.
A utilização das técnicas de SEO irão permitir que a marca tenha destaque nas primeiras posições de busca do Google de forma gratuita. Para se ter uma ideia, de acordo com a plataforma Rock Content, os três primeiros links orgânicos encontrados no buscador recebem cerca de 30% dos cliques e apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados (fonte: O que é SEO: como para alcançar o topo do Google em 2021 (rockcontent.com). Outros resultados do SEO são: o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e a diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC). Vale dizer que as técnicas de SEO fazem parte – além de alimentar o tráfego orgânico, do SEM (Search Engine Marketing), uma ferramenta usada em links patrocinados (mídia paga).
E como funciona o mecanismo de busca?
Há muito tempo que as páginas amarelas das listas telefônicas foram substituídas pela internet quando queremos pesquisar sobre um produto ou serviço. Se vamos viajar e precisamos alugar um carro, corremos para o Google e digitamos as palavras “Aluguel de carro em Maceió”. Em seguida, o buscador nos fornece uma lista de resultados que respondem a nosso questionamento.
Basicamente, o funcionamento do Google se dá da seguinte forma:
- Robôs ou spiders (no Google são chamados de Googlebot) fazem o rastreamento dos conteúdos. A caça aos conteúdos segue o caminho direcionado pelos links que trazem novas páginas e atualizações.
- O segundo passo é a indexação das páginas rastreadas. Lá, todo o conteúdo encontrado no rastreamento é organizado (ranqueado) de acordo com carregamento das páginas e as principais palavras-chave. Esse processo feito pelos robôs é ininterrupto, mas a ordem que eles aparecem na busca é realizado apenas no momento do rankeamento (acontece em todas as ocasiões que os internautas ativam o mecanismo de busca). São as palavras-chaves citadas na pesquisa, que orientam o Google a buscar rapidamente conteúdos nas páginas que utilizam aqueles termos. Os links são classificados com base na melhor correspondência de palavra-chave e outros fatores de rankeamento que compõe o algoritmo de busca. O algoritmo pode ser compreendido como uma combinação de operações que resulta na classificação dos links na página de resultados da busca orgânica. A função dos algoritmos é apresentar os conteúdos que surgem nas buscas por ordem de relevância para cada usuário.
Por que a definição de palavras-chaves é tão importante?
As palavras-chaves são a ferramenta principal, são as norteadoras dos mecanismos de busca. Normalmente, na comunicação corporativa, as agências de marketing digital enviam para as assessorias de imprensa as palavras-chaves que devem ser incluídas no texto (release, blog ou site) para que aquele conteúdo seja mais facilmente encontrado (e acessado) pelos usuários da web. Qual o objetivo? Melhorar o rankeamento da página no Google e aparecer nas primeiras posições.
Em resumo: ao escolher palavras-chave para uma certa página, o Google receberá uma mensagem de que aquele conteúdo trata sobre o tema daquele termo específico. Para uma marca, definir a palavra-chave correta é abrir as portas da internet para as pessoas interessadas em seu conteúdo consigam acessá-lo, lê-lo. Melhor ainda será se elas curtirem e fizerem o compartilhamento do texto. Em resumo: todo o trabalho de produção de conteúdo começa na escolha das palavras-chaves: delas depende o engajamento da audiência com sua mensagem. São elas o primeiro elo da cadeia de compartilhamento. Além disso, o engajamento do público é um dos fatores que compõe os sistemas de busca dos algoritmos. O compartilhamento aumenta a relevância de uma página e melhora seu rankeamento nos mecanismos de busca.