Funções da assessoria de imprensa

Saiba quais são as principais funções de uma Assessoria de Imprensa

Leia neste artigo as atividades exercidas pelo assessor para gerar mídia espontânea e, consequentemente, agregar valor para sua marca

O fortalecimento de uma marca e a visibilidade são um dos principais atributos da assessoria de imprensa. É essa atividade que contribui para que as empresas ganhem destaque na mídia sem pagar anúncio publicitário. E, para isso, o assessor de imprensa desenvolve um plano de comunicação estratégica para construir a boa reputação de um negócio.

Leia neste artigo quais as funções do assessor de imprensa.

Mas afinal, o que faz uma assessoria de comunicação?

A Assessoria de Imprensa se dedica a traçar estratégias de comunicação e produzir sugestões de pautas que despertem interesse da mídia. Para alcançar bons resultados, o assessor de imprensa deve buscar na rotina e nas operações dos seus clientes temas que despertem interesse público. São esses assuntos que costumam a chamar a atenção dos jornalistas.

Colocar sua marca em evidência

Em primeiro lugar, o papel do assessor de imprensa é identificar espaços na imprensa para divulgar notícias sobre os seus clientes. É importante, sobretudo, que esses profissionais conheçam bem o perfil da empresa que assessoram para que a marca esteja presente em canais acessados por seu público alvo. Portanto, uma das principais funções do assessor de imprensa é mapear as melhores oportunidades de exposição para seus clientes.

Após o mapeamento, o profissional irá construir um mailing de imprensa: conjunto de dados dos profissionais (repórteres, editores, redatores, âncoras, presidentes, entre outros cargos e funções que ocupam nos veículos) que atuam na imprensa. Entre as informações estão e-mail, telefone e endereço.

Redação de releases

O press release, ou simplesmente release, é uma das principais ferramentas da assessoria de imprensa para divulgação e difusão de informações. Trata-se de um material informativo, com conteúdos relevantes sobre uma marca, que é enviado para a imprensa.

Na atualidade, o assessor de imprensa também deve entender sobre marketing de conteúdo e SEO, que é a otimização de mecanismos de busca e empregar essas técnicas na produção do release.

Relacionamento com a mídia

O assessor de imprensa é o elo entre a empresa e a imprensa. E, para isso, ele deve construir um bom relacionamento com os jornalistas que atuam em redações. Além disso, é importante conhecer as preferências editoriais de cada veículo e suas características, bem como os temas sobre quais os jornalistas são especializados, como por exemplo: tecnologia, economia, política, gastronomia ou esportes.

Follow up

O follow up é a atividade de ligar para os jornalistas para apresentar a pauta. Esse contato deve ser feito de forma direta e pessoal. O follow up é uma estratégia para manter um bom relacionamento com repórteres e editores.

Clipping

O clipping é utilizado para mensurar os resultados da assessoria de imprensa. Por meio do dele é confeccionado um relatório diário com tudo que saiu na imprensa sobre o cliente. No final do mês, o clipping origina uma análise do retorno de mídia.

Media Training

Trata-se do treinamento dos porta-vozes da empresa assessorada para atender às entrevistas e solicitações da imprensa. Quando os profissionais se preparam adequadamente para falar com os jornalistas o aproveitamento da entrevista pelo veículo é melhor.

Gerenciamento de crises

Essa é mais uma atribuição importantíssima do assessor de imprensa, afinal, todas organizações estão sujeitas a enfrentar algum tipo de crise durante sua trajetória. O problema se torna grave quando elas não conseguem lidar com a situação, principalmente diante do risco de afetar a imagem da marca no mercado.

Em momentos de crise de imagem qualquer deslize pode custar caro para a imagem da empresa. Daí a importância de uma empresa estar bem assessorada para se posicionar de forma correta. Sobretudo com a popularidade da internet, qualquer assunto pode tomar grandes proporções negativas com rapidez. Por isso, a velocidade é a palavra-chave na condução de crises de imagem.

Sem dúvidas, as empresas que melhor comunicam suas ideias, fatos e produtos têm mais destaque no mercado. As marcas que conquistam mais presença na mídia têm mais autoridade e credibilidade junto ao público alvo e formadores de opinião.

A Lumière Comunicação presta serviço de assessoria de imprensa e está pronta para atender sua marca. Vamos tomar um cafezinho para a gente te apresentar como funciona nosso trabalho e os resultados conquistados pelos nossos clientes? Falando em resultados, visite nosso Instagram. Lá você encontra posts com o clipping das empresas que atendemos.

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