Leia neste artigo as atividades exercidas pelo assessor para gerar mídia espontânea e, consequentemente, agregar valor para sua marca
O fortalecimento de uma marca e a visibilidade são um dos principais atributos da assessoria de imprensa. É essa atividade que contribui para que as empresas ganhem destaque na mídia sem pagar anúncio publicitário. E, para isso, o assessor de imprensa desenvolve um plano de comunicação estratégica para construir a boa reputação de um negócio.
Leia neste artigo quais as funções do assessor de imprensa.
Mas afinal, o que faz uma assessoria de comunicação?
A Assessoria de Imprensa se dedica a traçar estratégias de comunicação e produzir sugestões de pautas que despertem interesse da mídia. Para alcançar bons resultados, o assessor de imprensa deve buscar na rotina e nas operações dos seus clientes temas que despertem interesse público. São esses assuntos que costumam a chamar a atenção dos jornalistas.
Colocar sua marca em evidência
Em primeiro lugar, o papel do assessor de imprensa é identificar espaços na imprensa para divulgar notícias sobre os seus clientes. É importante, sobretudo, que esses profissionais conheçam bem o perfil da empresa que assessoram para que a marca esteja presente em canais acessados por seu público alvo. Portanto, uma das principais funções do assessor de imprensa é mapear as melhores oportunidades de exposição para seus clientes.
Após o mapeamento, o profissional irá construir um mailing de imprensa: conjunto de dados dos profissionais (repórteres, editores, redatores, âncoras, presidentes, entre outros cargos e funções que ocupam nos veículos) que atuam na imprensa. Entre as informações estão e-mail, telefone e endereço.
Redação de releases
O press release, ou simplesmente release, é uma das principais ferramentas da assessoria de imprensa para divulgação e difusão de informações. Trata-se de um material informativo, com conteúdos relevantes sobre uma marca, que é enviado para a imprensa.
Na atualidade, o assessor de imprensa também deve entender sobre marketing de conteúdo e SEO, que é a otimização de mecanismos de busca e empregar essas técnicas na produção do release.
Relacionamento com a mídia
O assessor de imprensa é o elo entre a empresa e a imprensa. E, para isso, ele deve construir um bom relacionamento com os jornalistas que atuam em redações. Além disso, é importante conhecer as preferências editoriais de cada veículo e suas características, bem como os temas sobre quais os jornalistas são especializados, como por exemplo: tecnologia, economia, política, gastronomia ou esportes.
Follow up
O follow up é a atividade de ligar para os jornalistas para apresentar a pauta. Esse contato deve ser feito de forma direta e pessoal. O follow up é uma estratégia para manter um bom relacionamento com repórteres e editores.
Clipping
O clipping é utilizado para mensurar os resultados da assessoria de imprensa. Por meio do dele é confeccionado um relatório diário com tudo que saiu na imprensa sobre o cliente. No final do mês, o clipping origina uma análise do retorno de mídia.
Media Training
Trata-se do treinamento dos porta-vozes da empresa assessorada para atender às entrevistas e solicitações da imprensa. Quando os profissionais se preparam adequadamente para falar com os jornalistas o aproveitamento da entrevista pelo veículo é melhor.
Gerenciamento de crises
Essa é mais uma atribuição importantíssima do assessor de imprensa, afinal, todas organizações estão sujeitas a enfrentar algum tipo de crise durante sua trajetória. O problema se torna grave quando elas não conseguem lidar com a situação, principalmente diante do risco de afetar a imagem da marca no mercado.
Em momentos de crise de imagem qualquer deslize pode custar caro para a imagem da empresa. Daí a importância de uma empresa estar bem assessorada para se posicionar de forma correta. Sobretudo com a popularidade da internet, qualquer assunto pode tomar grandes proporções negativas com rapidez. Por isso, a velocidade é a palavra-chave na condução de crises de imagem.
Sem dúvidas, as empresas que melhor comunicam suas ideias, fatos e produtos têm mais destaque no mercado. As marcas que conquistam mais presença na mídia têm mais autoridade e credibilidade junto ao público alvo e formadores de opinião.
A Lumière Comunicação presta serviço de assessoria de imprensa e está pronta para atender sua marca. Vamos tomar um cafezinho para a gente te apresentar como funciona nosso trabalho e os resultados conquistados pelos nossos clientes? Falando em resultados, visite nosso Instagram. Lá você encontra posts com o clipping das empresas que atendemos.