Como a assessoria de imprensa ajuda a criar autoridade para uma marca?

Estudo da Reuters e da Universidade de Oxford aponta que a população brasileira é a mais atenta no que diz respeito à desinformação no mundo; empresas que são citadas em notícias ganham a credibilidade do público

É consenso que as empresas que ainda não investem em marketing digital, ou seja, na produção de conteúdo para atrair a atenção do público, aumentar seus seguidores de forma orgânica, ou que não usam corretamente as técnicas de SEO para melhorar o rankeamento do site nos mecanismos de busca, não conseguem se destacar no universo online. Quem não utiliza as ferramentas do marketing digital está deixando muito dinheiro na mesa. Isso é fato, não é fake.

Mas e a assessoria de imprensa? Qual a importância dessa ferramenta na estratégia de comunicação de uma marca?

Para quem conhece pouco sobre esse assunto, nós explicamos: a assessoria de imprensa é o elo entre imprensa e empresa. Ou seja: é o assessor que faz a interlocução de uma marca com os jornalistas dos veículos de comunicação tradicionais – rádio, televisão, jornal e revista – e com os novos meios de comunicação e informação, como sites, blogs, podcast, além da aproximação com os influenciadores.

O trabalho do assessor de imprensa é justamente colocar a empresa e seu serviço ou produto em evidência na mídia e ampliar a divulgação de uma marca.

Essa é uma forma de construir e consolidar a confiança de quem já é cliente de um negócio e se apresentar para quem ainda não o conhece. A credibilidade e relevância são os principais atributos da assessoria de imprensa. Por isso, o serviço é tão importante para quem deseja criar autoridade no setor em que atua.

Afinal, principalmente em tempos de fake news, o jornalismo ganhou força como sinônimo de veracidade, já que as informações passam pela curadoria do jornalista e seguem os critérios de produção da notícia antes de serem publicadas. Se você tem alguma dúvida, basta perguntar a si mesmo: é melhor acreditar naquilo que aparece na imprensa tradicional ou nos conteúdos do facebook e das correntes de whatsapp?

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Reuters de Estudos de Jornalismo da Universidade de Oxford aponta que 54% dos brasileiros disseram que confiam na imprensa. A porcentagem coloca o país em 7º no ranking mundial de confiança no jornalismo. Outro dado divulgado pelo estudo é que credibilidade na mídia subiu três pontos no país e foi a que apresentou maior crescimento.  A média global aumentou 6 pontos: 44% da população mundial afirma confiar nas notícias que lê, ouve e assiste.

Os brasileiros também são os mais preocupados com as fake news. Seis a cada dez entrevistados, que representam 58%, mostraram cuidado em separar o que é verdadeiro ou falso nas plataformas digitais.

Mais uma informação relevante apresentada pela pesquisa:  a população brasileira é a mais atenta no que diz respeito à desinformação no mundo (82%).

A credibilidade do jornalismo, do processo de checagem, de investigação, da confirmação dos fatos com as fontes, é o que diferencia a notícia da fake News. Por isso, quando uma marca é citada na imprensa, ganha o respeito, a confiança do público, porque aquela informação ganha a chancela de verdade, conferida pelo jornalismo.

Isso é fato, não é fake. Por isso, o investimento em assessoria de imprensa é tão valioso para as empresas construírem uma boa reputação junto ao público alvo e formadores de opinião.