O que é ChatGPT e qual sua influência na produção de conteúdo e no jornalismo?

O barato pode sair caro para a reputação da sua marca caso prefira delegar para um robô os conteúdos que serão disponibilizados em seus canais de comunicação

O ChatGPT é uma ferramenta nova, que surgiu no final de 2022, e que está gerando muita polêmica. Trata-se de um chat bot, como são conhecidos os modelos de linguagem que usam reconhecimento de voz e informações disponíveis online para a criação de conteúdo e automação de escrita.

A plataforma de inteligência artificial foi criada pela empresa americana OpenAI e seu principal atributo é a imitação da capacidade humana para elaborar textos complexos, inclusive jornalísticos, em segundos. 

Por essa razão, há quem esteja assustado com a diminuição de empregos para jornalistas e redatores especializados em produção de conteúdo. Contudo, empresas sérias não devem substituir a mão-de-obra humana pela Inteligência Artificial, pelo menos a curto prazo.

Um dos princípios básicos do jornalismo é verificar, direto com as fontes, a veracidade das informações. É isso, aliás, que diferencia o jornalista do criador de fake news. E esse princípio também deve ser seguido pelo produtor de conteúdo, que prima pelo desenvolvimento de um conteúdo autoral e criativo. Esse profissional, inclusive, deve fazer a curadoria do que encontra na internet antes de publicar dados incorretos nas páginas dos seus clientes.

Por isso, recorrer ao robô em sua estratégia de marketing digital pode ser sinônimo de fracasso. Sobretudo porque o grande defeito do ChatGPT é que o robô foi treinado com a totalidade dos dados da internet. Sendo assim, ele responde a solicitações fazendo previsões sobre as respostas mais prováveis à pergunta. Fatalmente, pode gerar respostas que não são corretas.

Então, o tiro pode sair pela culatra. Empresas que quiserem substituir um redator especializado pela máquina correm o risco de divulgar informações erradas em seus canais de comunicação e, ao invés de criarem autoridade para a marca, perderão credibilidade.

A redação jornalística, de conteúdo ou publicidade, carece de qualidade e criatividade. Afinal, é um trabalho artístico e personalizado. Os humanos continuam sendo muito mais inventivos e criativos que a Inteligência Artificial. Eles são capazes de produzir textos autorais que as máquinas não conseguem reproduzir.

Não se iluda: recorrer ao robô para criar os conteúdos para seus canais de comunicação é uma fria!

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