Vale a pena ter um blog corporativo em pleno 2023?

Os blogs surgiram na esteira do advento da internet e, inicialmente, eram páginas pessoais que poderiam ser definidas como um diário virtual, aberto para o público. E todo avanço das plataformas digitais estimularam uma mudança de comportamento dos consumidores, a partir dos anos 2000.

As facilidades do mundo online permitiram que as pessoas pesquisassem sobre os produtos e serviços e as empresas criaram blogs corporativos para disseminar conteúdos sobre suas marcas.

E essa ainda é uma das estratégias de comunicação mais utilizadas na atualidade. Contudo, só é válida se o marketing de conteúdo for feito com planejamento e envolver a segmentação correta dentro da área de atuação da empresa. Além disso, produção de conteúdo deve ser inédita e de qualidade para trazer grandes benefícios a médio e longo prazo para a imagem da marca.

Portanto, em tempos de Linkedin, Instagram, Twitter e TikTok, ainda vale a pena criar um blog corporativo. Continue a leitura deste artigo para saber como a sua empresa pode se apropriar dos benefícios do marketing de conteúdo para alcançar os resultados almejados nas estratégias de comunicação.

Por que ter um blog corporativo?

Como dissemos inicialmente, há pelo menos 20 anos o blog corporativo é utilizado pelas marcas para atrair potenciais clientes (leads) e engajar leitores. Essa ferramenta ajuda uma empresa a ganhar autoridade em seu mercado, aparecer no topo dos buscadores e, consequentemente, vender mais.

Além disso, usar o blog corporativo em suas estratégias de comunicação, é sinônimo de economia com investimentos em posts patrocinados. Afinal, eles contribuem com o crescimento orgânico nos buscadores – sobretudo no Google, que é o principal. Por isso, o marketing de conteúdo aumenta a presença online de um negócio e atrai tráfego qualificado para sua página.

No entanto, muitos ainda utilizam essa ferramenta da forma incorreta. Publicar conteúdos aleatórios é o mesmo que chover no molhado: ou seja, não irá trazer retorno para a imagem da marca ou aumentar as vendas.

Portanto, ter um blog corporativo apenas para seguir essa tendência nas estratégias de comunicação não vale a pena. Publicações sem planejamento e de baixa qualidade não trazem resultados efetivos.

Por outro lado, se uma marca utilizar a estratégia do blogging para ajudar o público a resolver suas dúvidas, vai se dar bem a médio e longo prazo. Esse é o pulo do gato para que o blog corporativo seja uma ferramenta eficiente: os consumidores precisam procurar sua página como uma fonte para a resolução dos seus problemas. E quando eles fizerem uma pergunta e os buscadores apontarem seu site para encontrar a resposta, sua empresa está no caminho certo.

Portanto, numa estratégia de marketing de conteúdo, o que vale mais são as perguntas certas e não as respostas. Pense nisso. Este artigo é um exemplo. Nele, estamos tentando responder às principais perguntas dos gestores e empresários sobre a efetividade da criação de um blog corporativo em pleno 2023. Saiba a seguir como criar posts atraentes.

7 dicas para criar um blog corporativo que traga resultados em 2023

Se você leu este artigo até aqui, deve estar curioso para saber as boas práticas de blogging para que seu negócio tenha boa repercussão nas plataformas digitais. E são essas estratégias sobre as quais vamos falar agora. Afinal, você já aprendeu essa lição básica do marketing de conteúdo: não dá para simplesmente criar um blog, publicar qualquer coisa de vez em quando ou deixar essa ferramenta criar teia de aranha porque não é usada, não é mesmo? Confira agora nossas principais dicas.

1. Tenha um planejamento

Um planejamento bem feito deve ser o precursor de qualquer estratégia de comunicação. E a primeira questão que você deve analisar é qual o papel do blog na sua estratégia de marketing e como esse canal vai contribuir para atingir os objetivos da área, como aumentar vendas, faturamento, leads, engajamento, entre outras.

Após essa primeira definição é hora de estruturar uma estratégia para as publicações do blog. Crie um calendário de publicações. Nele, você terá que elaborar um cronograma dos posts para definir prazos e manter a frequência das publicações. A constância, aliás, é o principal atributo de qualquer estratégia de marketing de conteúdo.

E quando fizer a previsão dos conteúdos que irão compor o calendário de publicações, conhecido também como calendário editorial, pense nos topic clusters. Eles são “grupos de conteúdo”, que orientam uma estratégia de criação e organização de publicações.

Os topics clusters definem os posts pilares e os posts satélites do blog para que o Google entenda a hierarquia dos seus posts. Veja um exemplo: esse artigo é um post pilar e, mais tarde, podemos criar uma publicação sobre a importância de um calendário editorial para sua estratégia de blog corporativo. E esse será um post satélite. Tudo isso irá ajudar o Google a entender a hierarquia dos seus posts.

Por fim, escolha bem palavras-chaves que irão compor cada artigo (há ferramentas gratuitas que apontam quais são os vocábulos mais procurados). Para você ter uma ideia, as palavras chaves definidas para esse artigo são: marketing de conteúdo; estratégias de comunicação; blog corporativo; e imagem da marca.

Agora sim, mãos à obra na criação de conteúdos de valor, que é o tema do nosso próximo tópico.

2. Crie conteúdos de valor

Os conteúdos do blog corporativo precisam ser personalizados, inéditos, criativos e, sobretudo, serem uma resposta para os problemas dos consumidores. Esse conjunto de características é que vão tornar seu artigo um conteúdo de valor, ou seja, capaz de atrair a atenção do público, engajar a leitura e ajudar no posicionamento no Google.

Basicamente, os principais atributos de um post de valor são:

  • Originalidade, com base na expertise do seu negócio;
  • Artigos completos e atualizados, com informações e referências confiáveis. Por exemplo, você pode criar um post sobre dicas de presentes para o Dia dos Pais em 2023 e, no próximo ano, usar esse mesmo post e fazer atualizações. Se sua empresa for do ramo de saúde, é possível criar um post sobre a rinite no inverno e atualizá-lo com informações sobre o surgimento de vacinas para a doença. Em resumo, os posts criados no passado podem voltar à tona com a inserção de informações atuais;
  • Conteúdos que respondem as dúvidas da persona. Como já dissemos, essa é uma regra básica;
  • Conteúdos que utilizam diversos formatos (textos, imagens, vídeos, áudios) engajam mais. Seu blog pode estar conectado com seu canal no YouTube. E não esqueça: os vídeos são a ferramenta de comunicação mais promissora num futuro bem próximo.

Portanto, ao observar um conteúdo com todas essas diretrizes, seu leitor vai sentir que aquilo fez alguma diferença na sua vida, entendeu? Sendo assim, esse post não vai ser “apenas mais um” na internet. Ao contrário: vai ajudar as pessoas e vai ser compartilhado e referenciado por outros sites. É dessa forma que sua empresa vai ganhar autoridade no universo online e seu blog corporativo vai fazer a diferença nas estratégias de comunicação e na consolidação da imagem da marca.

3. Otimização da página com SEO

Escrever bonito, com aforismos filosóficos e referências literárias não é o que vai fazer seu artigo ser encontrado no Google. É que o buscador funciona a partir dos algoritmos e não entende os pensamentos humanistas.

Portanto, todas essas técnicas de escrita só funcionam nos buscadores se forem precedidas pelas boas práticas SEO. São essas regrinhas que vão influenciar no posicionamento do seu site.

O SEO envolve uma série de otimizações técnicas, on page e off page. Então, o redator de um blog corporativo precisa pensar na otimização para buscadores desde o desenvolvimento do blog, passando também pela produção de conteúdos que respondem às intenções de busca e na construção de backlinks. Tudo isso deve criar uma experiência valiosa para o visitante. Afinal, esse é o grande objetivo do marketing de conteúdo no quesito rankeamento do Google!

Formulários e chamadas para ação

A eficiência de um blog pode ser medida pela conversão em negócios. E para que isso aconteça, é importante utilizar formulários e chamadas para ação (CTAs). Assim, os visitantes do blog corporativo podem deixar seu contato e receberem outros conteúdos da marca.

Os formulários podem aparecer nos conteúdos, na coluna lateral ou em pop-ups, por exemplo.

Como usar Pop-ups e anúncios

Apesar dos pop-ups e dos anúncios serem ferramentas para monetizar o blog ou divulgar a marca, ambos devem ser utilizados com moderação. A poluição causada por eles pode prejudicar a experiência de visita ao site e se tornar uma barreira na jornada de consumo.

6. Integrar o blog com outras plataformas digitais

Para que o blog corporativo receba visitas é necessário que seja divulgado. Então, a empresa deve fazer conteúdos em outros canais da marca para divulgá-lo em outros canais da marca (redes sociais, no email marketing, em guest posts, em fóruns e discussões e na própria página inicial do seu site) a fim de potencializar os resultados.

O contrário também é uma boa dica: divulgue as suas redes sociais no blog, incorpore vídeos do seu canal do YouTube nos posts e incentive o cadastro nas newsletters ou e-books para inseri-los na sua lista de e-mails (mailing). Isso promoverá o relacionamento dos seus leitores com sua marca em outras plataformas.

7. Monitoramento de resultados

“Quem não mede não gerencia”. A frase que é um mantra da gestão por resultados também cabe como uma luva para todas as estratégias de comunicação, sobretudo para as de marketing de conteúdo.

E, no caso dos blogs corporativos, as principais métricas são: número de visitantes; fontes de tráfego; taxa de rejeição (bouce rate); taxa de cliques (CTR) na página de resultados do Google; posts mais populares e taxa de conversão dos visitantes.

Com esses indicativos, você irá compreender quais publicações estão trazendo mais resultados, quais podem ser otimizadas e quais canais estão ajudando a trazer visitantes para seu site.

Conclusão

Ter um blog eficiente e profissional depende de muitos fatores e nem sempre as empresas têm condição de realizar essa tarefa em meio às urgências da rotina. E uma forma dos gestores se concentrarem em seu core business, ou seja, na sua atividade fim, é terceirizar as operações de marketing para empresas produtoras de conteúdos e especializadas em tráfego. 

A Lumière Comunicação tem expertise na criação de conteúdos relevantes e criativos e é responsável pela produção de textos para blogs de grandes marcas, como a JValério, Clinipam e Construtora Pride, além de escrever e-books para o Grupo Ergon.

E se você quer que sua marca alcance o top do Google, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar nesta empreitada. Que tal marcar um cafezinho conosco para conhecer melhor nosso trabalho?

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